DICAS SOBRE UROPEDIATRIA

Acompanhe as informações relacionadas a esse tema com a Dra. Adria Karina Farias de Aquino, especializada em Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica e Urologia Pediátrica

Qual o campo de atividade do Uropediatra?

Atua em patologias do trato urinário e órgãos genitais de meninos e meninas, desde o nascimento até a adolescência. Realizamos o acompanhamento pré-natal das mães com bebês que têm doenças urológicas, já diagnosticadas nos exames, através das orientações e preparo antes mesmo do nascimento.

Além da urologia pediátrica, exerce alguma outra função?

Sim. Atuo na Cirurgia Pediátrica Geral, avalio e trato doenças potencialmente cirúrgicas em crianças, como fimose, hérnias, tumores, etc.

Na sua opinião, quais os principais problemas uropediátricos?

Má formações congênitas como hidronefrose, estenose da junção uretero-piélica, bexiga neurogênica, infecção urinária de repetição e alterações nos órgãos genitais como as hipospádias.

Urologista pediátrico cuida apenas de meninos?

Apesar da maior parte dos pacientes da uropediatria serem meninos, também cuidamos bastante das meninas quando elas apresentam qualquer alteração nos órgãos urológicos e genitais. 

Até que idade a incontinência urinária é saudável (ou dentro da normalidade)?

Normalmente, a incontinência urinária diurna é aceitável até os quatro anos de idade e a incontinência urinária noturna até os cinco. Mas, o ideal é que todos os casos sejam avaliados pelo uropediatra para que sejam feitas as orientações miccionais corretas para cada um.

Qual a diferença entre fimose e circuncisão?

Fimose é um estreitamento do prepúcio que impossibilita a exposição da glande (a “cabeça” do pênis). A circuncisão ou postectomia é o nome do procedimento que consiste em remover essa área de estreitamento do prepúcio. 

Quem tem mais problemas urológicos: meninas ou meninos? Existe uma causa?

Os dois podem ter problemas urológicas. A diferença na incidência entre eles vai depender da patologia. Por exemplo, hipospádias são mais comuns em meninos, já ureteroceles são mais comuns em meninas.

Por que algumas crianças nascem com o (s) testículo (s) mal localizados (fora da bolsa escrotal)?

Na maior parte dos pacientes, não sabemos a causa, mas em outros, pode estar relacionado com a prematuridade ou com o uso de hormônios durante a gravidez.

Na sua opinião quais benefícios estão por vir com tanta evolução na tecnologia?

A tecnologia é fantástica para a medicina por diversos motivos, tanto na parte técnica quanto na melhoria das medicações e tratamentos específicos para cada paciente. Ela poderá nos ajudar a tratar mais efetivamente doenças renais graves. Permitirá tratar no período intrauterino, doenças que poderiam se agravar após o nascimento. Quem mais ganhará com essa evolução são os pacientes, que são nossa principal preocupação.
Onde encontrar:

PED Moleque – clínica pediátrica

R. Mário Ypiranga, 315, Edifício The Office, Sala 1308

Fone: (92) 3334-4545 / (92) 98412-5595

HOSPITAL ADVENTISTA DE MANAUS

Av. Gov. Danilo Areosa, 139 – Distrito Industrial

Fone: (92) 2123-1311 / (92) 98271-1200

CLÍNICA INNOVE

Av. Pedro Teixeira, 363 – Dom Pedro

Fone: (92) 3348-5890 / (92) 98241-0030

Instagram:

@dradriafarias

@clinicapedmoleque

Compartilhe

Artigos Relacionados