Cuidados com o coração em tempos de pandemia

Por Dr. Felipe Vitorio (Cardiologista clínico e intervencionista)

 

    Atualmente estamos passando por um dos piores momentos do Brasil no que diz respeito à saúde, onde uma pandemia pelo COVID-19 acomete milhares de pessoas em todo o Brasil com diversos óbitos sendo reportados a cada dia. Toda essa situação levou a maioria dos governos a adotarem medidas de isolamento social para reduzir a disseminação do vírus entre as pessoas e consequentemente a sobrecarga no sistema de saúde.

    Nesse contexto de isolamento não podemos nos esquecer dos cuidados com o coração. Uma vez que pessoas portadoras de fatores de risco como a hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia e obesidade são consideradas como pertencentes ao grupo de risco para desenvolvimento de formas mais graves de infecção pelo COVID-19 com maior risco de evolução desfavorável, inclusive para óbito, esses fatores de risco devem estar bem controlados no período de isolamento. Além do uso correto das medicações, hábitos como manter uma boa alimentação, reduzir o consumo de sal e praticar atividade física, que nesse período pode ser adaptada para ser realizada dentro de casa, devem ser seguidos. Caso esses fatores de risco não estejam controlados o paciente deve procurar atendimento médico especializado para poder realizar os ajustes e exames necessários para um melhor controle dos mesmos. No contexto da pandemia, na Mais Clínica, já estamos realizando consultas ambulatoriais para os paciente que necessitem passar com o cardiologista, em horário reduzido e com todas as adaptações necessárias para reduzir o risco de contaminação como manter um maior espaçamento entre as cadeiras na recepção, consultas com horário marcado, janelas abertas, uso de álcool em gel e máscaras. Visando também reduzir a exposição do paciente ferramentas como a telemedicina foram desenvolvidas, as quais também já estamos utilizando, onde através de uma consulta por videoconferência o paciente pode tirar todas as dúvidas e receber as orientações necessárias sem sair de sua casa.

     Outra informação de extrema importância é que as doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no Brasil, mesmo em tempos de pandemia. Por conta disso é importante estar atento aos sinais que podem indicar o surgimento de condições cardiovasculares graves, como o infarto agudo do miocárdio, que pode se manifestar pelo surgimento de dor no peito de início súbito, ou um acidente vascular cerebral que pode se manifestar por redução súbita da força em uma região do corpo, alteração súbita da fala ou cefaléia de forte intensidade e de início súbito. Diversos países, inclusive o Brasil, reportaram um aumento das mortes por essas condições devido à demora dos pacientes em procurar socorro médico por medo de se contaminar com o novo coronavírus nos hospitais, com diversos óbitos ocorrendo inclusive dentro de casa. Por conta disso é importante estar atento aos sintomas que possam indicar uma doença cardiovascular grave e procurar atendimento hospitalar de urgência o mais breve possível caso apresente algum desses sintomas.

    Portanto a minha principal dica é que mesmo em tempos de pandemia, não deixe de cuidar do seu coração.

 

 

Dr. Felipe Vitorio é Formado em Medicina – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Clínica Médica – Universidade Federal de São Paulo.

Cardiologia – Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Hemodinâmica / Cardiologia Intervencionista – Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Especialista em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI).

 

Onde Encontrar:

Instagram : @dr.felipevitorio

www.drfelipevitorio.com.br

 

 

Compartilhe

Artigos Relacionados

Ítalo Cortez