Criptorquia ?

Por Dra. Anne Camelo     (Uropediatra CRM-AM 6180 e RQE 3332)

 

Uma das causas mais comum de visita ao Uropediatra é devido à Criptorquia. O termo refere-se à não descida de um ou dos dois testículos para o escroto (saquinho do bebê). 

Durante o período gestacional, os testículos são formados dentro do abdômen, e por volta do sexto mês de vida intra-uterina, os testículos descem para o escroto em resposta ao estímulo hormonal dos meninos. Na bolsa escrotal, encontram as condições ideais para o desenvolvimento, produzindo inicialmente hormônios e depois, espermatozóides.

Cerca de 3% dos meninos nascidos à termo, apresentam testículos fora da localização adequada, podendo chegar à 20% nos prematuros. Quando a criança nasce, ao exame físico neonatal, podemos identificar facilmente essa patologia. 

Não se sabe exatamente a causa dessa alteração, estando provavelmente envolvidos fatores hormonais e retardo no desenvolvimento do feto. 

Atualmente, aguardamos a descida espontânea desse testículo até o sexto mês de vida, após esse período, os estudos comprovaram alteração nas células testiculares, sendo as principais consequências o aumento do risco de infertilidade e do desenvolvimento de Câncer testicular. Portanto, o melhor momento para a realização da cirurgia é entre 6 e 18 meses de vida. 

O tipo de cirurgia deve ser individualizada para cada paciente, levando-se em consideração principalmente a idade e a posição desse testículo, podendo ser por vídeo cirurgia ou convencional.  

 

Onde encontrar: 

Uromed Manaus

(92) 99200-4400 / 3877-4404 

Instagram: @draannecamelo

www.annecamelo.com.br

Compartilhe

Artigos Relacionados

Zé Victor Oliva, Gabriel David, Silvia Braz e Ju Ferraz