Confira 6 dicas para criar um podcast para chamar de seu

omeçar um podcast do zero pode parecer desafiador, mas é mais simples do que se imagina. Veja um passo a passo para entrar com tudo na podosfera

O ano de 2021 provou ser o ano em que o podcast realmente explodiu – foram mais de 1,2 milhão de novos podcasts publicados no Spotify. Exemplo de criadores de conteúdo que começaram seus podcasts ano passado e este ano são Dante Olivier com Coisas QuaisqueresJoão Marano com Diário Aberto e Andreza Delgado com Lança a Braba, que são os primeiros eleitos do recém-lançado RADAR Podcasters, uma versão do programa RADAR, projetado para destacar e dar visibilidade a criadores de conteúdo emergentes da podosfera em todo o mundo, como já acontece com artistas da música. Mas, começar um podcast do zero pode parecer intimidador para alguns. Confira algumas dicas para criar o seu podcast e se dar bem na arte de podcasting:

1. Escolha o tópico e o formato do podcast

Sobre o que é seu podcast e qual será a estrutura de cada episódio? Essas são as perguntas iniciais a serem respondidas ao iniciar um podcast. Escolha um tópico pelo qual é apaixonado, isso facilitará que você permaneça motivado enquanto cria o seu programa. Também tornará mais fácil encontrar novas ideias para os episódios. Em seguida, defina o seu público-alvo. Isso o ajudará a escolher um formato para tornar seu projeto único. Por exemplo, um podcast de gastronomia pode ser direcionado para diferentes audiências, como pais que precisam de receitas rápidas para toda a família, cozinheiros de primeira viagem, veganos e outros.

2. Prepare seu episódio piloto
O roteiro do seu podcast deve ajudar a criar um primeiro episódio envolvente, que define o tom do que seus ouvintes podem esperar. Recomendamos incluir:

. Introdução: apresentação de si mesmo e de seu podcast.

. Corte de música: você pode adicionar música da biblioteca Anchor para fazer a transição entre os trechos.

. Blocos de entrevistas: se você pretende incluir entrevistas em seu programa, há algumas maneiras para fazer.

. Encerramento: Esses trechos aparecem no final dos episódios, você pode usá-los para dar crédito à sua equipe e mencionar suas redes sociais.

3. Prepare-se para gravar
Comece escolhendo um ambiente amigável, idealmente em um lugar confortável onde o ruído ao seu redor possa ser reduzido. Tente minimizar qualquer som que possa interferir sua gravação. Ao gravar seu episódio, tente manter o microfone o mais próximo possível, caso contrário você poderá soar distante e menos envolvido com seus ouvintes.

4. Vamos editar!
Você pode criar uma edição de alta qualidade em cinco etapas rápidas:

. Importe seus arquivos de áudio para a Anchor.

. Edite seus arquivos para obter os trechos que você deseja com o editor Anchor.

. Adicione música de fundo com o recurso de música de fundo inteligente da Anchor. Isto permite que você controle o volume da música em relação aos fragmentos do seu áudio.

. Adicione transições entre os cortes com o recurso de ‘Transições do Anchor’.

. Salve seu áudio editado. Agora está tudo pronto para publicar!

5. Publique seu podcast
Escolha um título curto (30 caracteres ou menos) que corresponda ao tema e ao formato do programa. Além disso, é necessário adicionar uma descrição que também deve ser curta e refletir o tom do seu programa que não ultrapasse 100 palavras.

. A capa deve ser atraente para os ouvintes. Você pode usar o criador de capas da Anchor que lhe permite criar em segundos. Basta escolher uma imagem do catálogo, estilizar o texto e pronto.

É possível que leve de algumas horas a alguns dias para que seu programa apareça em todos os aplicativos de podcast para os quais você escolher distribuí-lo. Uma vez que seu episódio ou trailer esteja disponível, compartilhe-o em suas redes sociais e espalhe a notícia.

6. Escolha a frequência de publicação
A consistência do conteúdo é um fator essencial para o sucesso de um podcast. Escolha o número de episódios que deseja publicar e sua frequência, pode ser semanal ou quinzenal. Desta forma, o público pode antecipar o próximo episódio e você pode ver um crescimento constante ao longo do tempo. A frequência mais comum é semanal. Se sua programação permitir, nossa pesquisa revela que podcasts que lançam episódios todos os dias ou várias vezes por semana experimentam um crescimento mais rápido do que outros. Muitos criadores também lançam seus programas em temporadas. As temporadas podem variar entre 6 e 20 episódios, o que geralmente permite fazer uma pausa antes de lançar a próxima.

Agora que você tem algumas dicas, está pronto para começar. Vá até a Anchor para ter acesso a todas as ferramentas necessárias para criar, hospedar e distribuir o seu podcast. A Anchor é uma plataforma de hospedagem de podcast Spotify 100% gratuita. Não há períodos de experiência ou taxas de hospedagem. Depois de criar sua conta com a Anchor, você pode começar a usá-la imediatamente para distribuir seu podcast para o mundo.

RADAR Podcasters destaca 40 criadores em todo o mundo, em países onde o podcasting continua a crescer: Estados Unidos, Brasil, Espanha, Itália, Colômbia, Índia, França, Argentina, Chile, Japão, Austrália, México, Holanda, Indonésia e as Filipinas. Conheça aqui. A cada trimestre, a equipe editorial de podcasts do Spotify nos 15 mercados participantes selecionará 2 ou 3 criadores em ascensão entre os milhões de podcasters que usam a Anchor, a plataforma de criação de podcast do Spotify. Uma vez selecionados, os criadores escolhidos se beneficiarão de oportunidades editoriais e promocionais no Spotify, como a playlist local RADAR Podcasters Brasil com destaque no hub global RADAR.

*Da esq. da dir.: Dante Olivier, Andreza Delgado e João Marano

Crédito: Arquivo pessoal para Dante e João; Gabriele Diola para Andreza

Compartilhe

Artigos Relacionados