Como tornar o tempo um aliado para uma vida saudável

Hoje falaremos de um assunto muito importante: a falta de tempo inerente ao atribulado século XXI. É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que não realizam atividades físicas ou não se alimentam adequadamente pois seu tempo é escasso e não conseguem se organizar para tal. Bem, mas existem coachs profissionais deste segmento que dizem ser extremamente possível conciliar tudo, reduzindo desperdícios de tempo e otimizando os intervalos.

Um dos grandes nomes desse tipo de assesoria é Maíra Mendes. Ela é psicóloga e life coach, apaixonada pela transformação humana. Tem se capacitado fortemente para ser instrumento de promoção de saúde mental, auxiliando seus clientes a superarem conflitos, alcançarem seus objetivos e terem mais propósito na vida.

Como pesquisadora, professora, palestrante, practitioner em PNL e clínica, ela tem conseguido transformar o conhecimento científico em cases de sucesso. Com vocês as brilhantes dicas de Maíra Mendes:

Muitas pessoas se sentem pressionadas pelo tempo e usam isso como desculpa para não terem uma alimentação saudável e não se exercitarem regularmente. O que não é muito claro para algumas pessoas é que o problema não está no tempo, pelo contrário, ele é um dos fenômenos mais democráticos que existe: o tempo é o mesmo para todos! Todos nós possuímos as mesmas 24 horas por dia. Como muitos conseguem conciliar exercícios físicos regulares com compromissos pessoais e profissionais?  A diferença está na forma em que gerenciam o tempo.

Se você atribui seu sedentarismo à falta de tempo, eu vou dar 5 dicas para você administrar melhor as horas do seu dia e resolver esse problema:

  • Faça todos os dias o planejamento das suas atividades. Anote na noite do dia anterior todas as ações que você precisa executar no dia seguinte, não apenas as relacionadas ao trabalho, inclua absolutamente todas as atividades. Quando faz isso, você consegue se organizar melhor mentalmente e se sente menos sobrecarregado(a) ao visualizar a execução de todas as atividades. Procure inserir as atividades que requerem maior esforço mental no período do dia em que seu nível de energia e disposição esteja maior. Normalmente esse período é pela manhã. Caso haja algum imprevisto durante o dia, reveja e readeque o seu planejamento

  • Procure disponibilizar apenas um momento do seu dia para acessar as redes sociais e checar emails. Estabeleça o que é prioridade para responder e o que não é. O acesso ao email e redes sociais várias vezes por dia leva à distração e à diminuição da produtividade, porque no momento em que você desvia a atenção para isso, leva um certo tempo para retornar a atenção para a atividade que você estava executando. Perder tempo é o que nós queremos deixar de fazer, não é?

  • Aprenda a dizer não. É muito importante ajudar os outros e estar disponível para confraternizar com os amigos, mas se você faz isso mesmo quando sente que não deveria fazer porque a saída comprometerá a execucação de atividades importantes para você, ou seja, se você faz simplesmente para não se indispor com as pessoas, cuidado! Você está se relegando a segundo ou terceiro plano na sua vida. O melhor a se fazer é ter jogo de cintura, priorizando o que você considera importante, mas sem se indispor com os outros. Se você está trabalhando, por exemplo, e um amigo liga para conversar, diga a ele que não pode falar nesse momento mas que adoraria conversar depois. Ou se um amigo chama você para sair a um happy hour e você já tinha planejado uma tarefa importante, proponha alterar o dia ou o horário do encontro com ele ou ainda proponha outra atividade que não vá exigir muito tempo. As pessoas não deixarão de gostar de você por conta disso.

  • Aprenda a delegar atividades que não dependam exclusivamente de você. Isso vale não apenas para as tarefas do trabalho, mas também para as atividades domésticas. Delegar não apenas ajuda na otimização das atividades como também estimula o espírito colaborativo, fazendo com que todos se sintam importantes no processo.

  • Saiba diferenciar o que é importante do que é urgente. Alguma vez você já sentiu que o seu dia não foi produtivo mesmo tendo ocupado o seu tempo com várias atividades? Isso provavelmente aconteceu porque você esteve envolvido(a) com atividades urgentes mas não importantes para seus objetivos pessoais e profissionais. Procure delegar as atividades urgentes e priorize as atividades que são realmente importantes para você. Isso vai lhe proporcionar sensação de auto-realização.

A gestão de tempo pode tornar você uma pessoa  mais organizada, menos estressada, mais produtiva e confiante de que cumpriu com suas responsabilidades. Além disso, permite que você tenha tempo para cuidar da sua saúde física e mental, o que fará toda a diferença na sua vida. Portanto, gerencie melhor o seu tempo e acrescente a atividade física no seu dia-a-dia e veja a transformação que isso lhe trará!

Sucesso e até breve!

Encontre:

Site: http://www.mairamendes.com.br

Fan-page: https://www.facebook.com/mairamendeslifecoach

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCUf0t9-yoBjvsl1HQQlIAFA

Artigos Relacionados