Colmeia comemora 35 anos

colmeia2 colmeia3

 

Referência pelo alto padrão e exclusividade de seus lançamentos, a Colmeia está em festa. A construtora comemora neste mês 35 anos de atuação no mercado imobiliário nacional.

Ao longo desses anos, a empresa se solidificou sem perder as origens que sempre foram essenciais para conquistar uma posição concreta dentro do mercado imobiliário, diz Otacílio Valente, diretor presidente da empresa.

“Nesses 35 anos, a Colmeia soube se adaptar a todas as mudanças tecnológicas ou econômicas. A empresa sempre apresentou uma performance de crescente desempenho, com inovações na engenharia, na gestão dos processos construtivos, nos projetos com arrojada arquitetura de concepção, e no paisagismo exuberante dos seus empreendimentos. Isso mostra a visão de negócio e a capacidade de crescer, se mantendo como referência para o mercado”, conta o diretor.

Aos 14 anos o empresário Octacílio Valente Costa deixou o interior do Ceará onde morava na época. Mesmo novo tinha a convicção que seria um engenheiro no futuro. Muita dedicação e disciplina, além de um talento inegável fizeram dele galgar posições até a presidência da construtora, se tornando sócio. Além de todas as atribuições no comando da empresa, que é sediada na cidade de Fortaleza e possui filiais em Natal, Campinas e Manaus, Octacílio consegue se organizar de maneira a aproveitar o convívio familiar o qual não abre mão, e os agradáveis momentos ao som das músicas dos Beatles, seus ídolos da música mundial.

Coincidência ou destino fizeram Otacílio cruzar seus caminhos com Ronaldo Barbosa, o então proprietário da construtora. Quando o admirável currículo chegou às mãos de Ronaldo ele não teve dúvidas em contratá-lo. Na época, Otacílio era um dos engenheiros da construtora Metro, responsável pela construção do edifício Amentista em Fortaleza, onde Ronaldo vivia com sua família e admirava o projeto.

A sinergia entre os dois foi algo que surgiu rapidamente e só cresceu ao longo dos anos. “Eu tive com ele uma empatia completa, tudo aquilo que eu pensava e levava para ele, ele concordava ou tudo aquilo que ele queria, eu também queria”, diz Otacílio que conta que evoluiu muito ao lado de Ronaldo e o tem até hoje como um verdadeiro ídolo.

O tempo passou e o sucesso de Otacílio foi exponencial. Dois anos depois, era supervisor de obras; com mais dois, tornava-se coordenador técnico, e, mais dois, diretor; oito anos após chegar à Colmeia, Otacílio tornava-se sócio da empresa.

Este legado impressionante do fundador da Colméia foi deixado de herança para seu filho, também chamado Ronaldo Barbosa, que deu prosseguimento ao trabalho fazendo da empresa um verdadeiro sucesso nacional. Atualmente ele ocupa o cargo de Diretor administrativo da Colmeia, e diz que a excelência na gestão conquistou a credibilidade não só dos clientes, mas de parceiros, colaboradores e fornecedores. “A Colmeia sempre foi percebida pelo meio técnico, como universidades e entidades de engenharia, como uma empresa de referência pelas suas inovações nos processos construtivos e na utilização de ferramentas, equipamentos e materiais. Gostamos de executar grandes e arrojados projetos onde podemos praticar o melhor da nossa forte engenharia”, diz.

A empresa tornou-se referência em alto padrão e excelência construtiva, consolidada como uma das mais importantes da região Norte, Nordeste e Sudeste. Desde sua fundação a empresa trabalha com mão de obra própria, o que possibilitou formar um corpo técnico experiente e capacitado. Há três anos, a construtora implantou o Lean Constrution, um modelo de gestão de acompanhamento informatizado da obra, que é referência em todo o Brasil como um excepcional case de desempenho. Uma das maiores preocupações da empresa é estar sempre atualizada na área tecnológica, buscando aprimorar e renovar para garantir a qualidade de construção e a pontualidade de entrega.

A história da Colmeia surpreende também nos números: são mais de 140 projetos entregues, entre residenciais, corporativos e industriais, e mais 2,3 milhões de metros quadrados construídos. Mas o crescimento não para. A Colmeia acaba de lançar em Manaus o Aqua Ville Tarumã. Localizado na orla de Ponta Negra, o endereço mais nobre da Amazônia, o mega empreendimento foi projetado em um terreno com mais de 380 mil metros quadrados, com um lazer exclusivo e jamais imaginado. O projeto é inspirado no Aqua Ville de Fortaleza, lançado e construído pela Construtora Colmeia, e que surpreende também pela infraestrutura e grandiosidade.

colmeiaemnumeros

Artigos Relacionados