COACH E PSICOLOGIA

A psicóloga Silvia Salgado explica algumas curiosidades dos benefícios que o coaching traz para vida pessoal e profissional.

A Talentosa psicóloga Silvia Bertolini Salgado tem ótimos métodos na área clínica e de coaching life e vocacional, especialista na área de psicologia há 15 anos. Atende os seus pacientes fazendo com que superem traumas, alívio de dores emocionais realizando a compreensão de emoções e sentimentos.

Para começar, pode nos contar um pouco sobre você e sua escolha pela psicologia? O que te levou a buscar esta profissão?

O amor pela Psicologia aconteceu no Ensino Médio. O desenvolvimento humano sempre me instigou. Na faculdade, as disciplinas que envolviam educação me encantaram, fazendo com que me especializasse neste campo. Trabalho na área de educação há 18 anos. Atualmente, psicóloga do Pingo de Gente/Laviniense e também realizo atendimentos na área clínica e de coaching.

Você tem um posicionamento superinteressante, pois se coloca como Psicóloga e Coach. De onde partiu essa ideia? Você tem demanda para os dois campos de atuação?

Participei de um curso de inteligência emocional que utilizava ferramentas do coaching. Foi quando percebi que poderia agregar o coaching com a minha vida pessoal e profissional.

Sim, existe demanda para as duas atuações, pois nossa sociedade está fragilizada, com nível de estresse elevado, ansiedades, falta de metas entre outros. Com isso, a demanda na área da clínica vem crescendo cada vez mais, assim como o Coaching, contudo, o olhar clínico contribui consideravelmente nos meus atendimentos de coaching.

Sabemos que o coaching trabalha com forte foco em desenvolvimento humano, e podemos dizer que psicoterapia também faz isto. Em sua opinião, qual a principal diferença entre essas duas formas de trabalho  ?

É verdade, ambos trabalham no desenvolvimento humano, autoconhecimento e no fortalecimento da inteligência emocional.

A psicoterapia contribuirá para que a pessoa encontre um equilíbrio, avaliando o passado e presente e na organização de pensamentos, sejam eles reprimidos ou não, alívio de dores emocionais realizando a compreensão do seu estado entre outros, o psicólogo pode atuar, além da clínica, nas áreas escolar, organizacional, institucional e comunitária.

No coaching, a formação é diferente. O coach desenvolverá um plano de ação, a partir do seu estado atual, fazendo com que o coachee(cliente) alcance suas metas, potencializando suas habilidades para atingir a alta performance.

Se o coach trabalha com questões como relacionamento e ampliação de consciência, qual a diferença do seu trabalho para o do psicólogo clínico?

Enquanto profissional de ambas as áreas, busco trazer a consciência, as possibilidades do desenvolvimento da inteligência emocional. Quando um cliente me procura, identifico qual o melhor atendimento, se a demanda é terapia ou coaching.  

No processo terapêutico, trabalhamos com a escuta, aplicação de técnicas e testes psicológicos exclusivos da atuação do psicólogo. Os atendimentos irão demandar dos conteúdos do paciente, em que a sessão tem duração de 50 min.

O Coaching é utilizada para desenvolver e ampliar novas competências para potencializar a performance, proporcionando resultados consistente, na qual realizo em doze sessões, com duração de 1h30min.

Para o conhecimento de causa, como você vê essa nova geração de crianças e adolescentes alienadas pelo mundo digital?

A nova geração, nasceu nesta era, diferente de nós que tivemos que aprender. A era digital é fantástica, sem dúvida, tem seus benefícios. Contudo, pela falta de equilíbrio da quantidade de tempo e falta de controle dos pais das crianças e adolescentes expostos a todo e qualquer tipo de informações sem “filtro” é o que realmente me preocupa.

  ENCONTRE:  SILVIA BERTOLINI SALGADO

Av.EFIGÊNIO SALES, 2240 – ALEIXO

COND. MUNDI RESORT BOULEVARD

SALA 201 A  – Manaus/AM

(92) 99995-1901

silviabscoach

silviabscoach@hotmail.com

Artigos Relacionados