Bichectomia

A bichectomia é a retirada da bolsa de gordura localizada entre o terço médio e inferior da face promovendo uma depressão nessa região, o que contribui para acentuação de ângulos e traços faciais. A cirurgia foi descrita há mais de três décadas, porém há pouco mais de um ano sua procura aumentou nos consultórios médicos após algumas celebridades internacionais declararem a terem realizado. Entretanto, a procura não se resume ao universo feminino, muitos homens a realizam buscando a melhora do contorno facial.
A cirurgia pode ser combinada com outros procedimentos estéticos como a lipoaspiração de papada, cirurgia da pálpebra e até mesmo com a cirurgia rejuvenescedora de face e portanto uma avaliação global com um cirurgião plástico é importante para o melhor resultado.
O procedimento é realizado através de uma incisão de um centímetro na mucosa oral na altura do segundo molar superior, portanto não há cicatrizes aparentes na pele e tem duração de 40 min sob anestesia local e sedação. E’ sempre importante lembrar que o procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar com a presença da equipe de anestesistas.
Cabe ressaltar que o procedimento não é isento de riscos , e complicações são descritas na literatura como hematomas e paralisia facial. Portanto deve ser realizado por profissional experiente e com treinamento adequado. Uma vez que essa cirurgia favorece o emagrecimento da face, não é recomendada para pacientes que ja possuem o rosto fino. Outras contraindicações seriam pacientes com problemas de saúde como doenças infeciosas ativas
O pós operatório requer alguns cuidados: evitar esforços físicos durante duas semanas, ingestão de alimentos líquidos e gelados nos primeiros dias e uso de medicação antibiótica e para dor.

Artigos Relacionados