Atenção aos sinais

O médico Vângelis Rebelo (CRM – AM 7761), fala um pouco sobre a especialidade relacionada a doenças que acometem a região de cabeça e pescoço

 

Dr. Vângelis Basílio Rebelo que atua como cirurgião de cabeça e pescoço, realizou residência médica pela Fundação Centro de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON), foi residente no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), porém na área de cirurgia geral. O médico graduado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) mantém uma vida dedicada totalmente ao seu trabalho, sua competência médica é o que lhe deixa mais satisfeito em continuar sua missão. O mesmo relata todas suas experiências em cirurgia de cabeça e pescoço, dúvida sobre a área, e um breve relato sobre algumas patologias.

 

Por que escolheu a especialidade de cabeça e pescoço?

A escolha desta especialidade se deu durante as diferentes experiências no qual tive durante a residência de cirurgia geral. Nós residentes passamos por várias especialidades ao decorrer do tempo. A Cirurgia de Cabeça e Pescoço me chamou a atenção por lidar com variadas estruturas como pele, ossos, glândulas, vasos sanguíneos e sistema nervoso e por ser uma especialidade muito árdua, visto que a anatomia e as patologias dessa determinada região requerem estudo intenso e bastante contínuo.

 

Como o senhor define a especialidade de cabeça e pescoço? E o que trata?

Especialidade voltada para transtornos benignos e malignos que afetam essa região de profunda delicadeza. Desde pele, glândulas salivares, boca, garganta, tireóide, cavidades nasais e base do crânio.

 

Qual a parte da boca que tem mais incidência de câncer de boca?

A língua é a estrutura mais acometida e propícia de adquirir câncer dentro da boca.

 

Quais as chances de cura se diagnosticado cedo?

As chances de cura são incrivelmente altas quando se descobre precocemente as lesões. Na cavidade oral, por exemplo, temos algumas lesões chamadas de pré-neoplásicas como Leucoplasia e Eritroplasia que se descobertas a tempo e tratadas o quanto antes, evitam a progressão para a doença.

 

Uma “Rouquidão” , já teremos que ficar em alerta se não passar em 2 semanas?

A rouquidão, ou disfonia, é um dos sinais de que algo está errado com as pregas vocais ou com os nervos que são responsáveis pela inervação dessas estruturas. Nesses casos, uma avaliação especializada é recomendada.

 

O que é cisto branquial em crianças? E quais sintomas? E o tratamento?

Na formação do corpo humano, no útero da mãe, existem estruturas chamadas arcos e fendas branquiais, responsáveis pelo desenvolvimento do pescoço. Alguns desses arcos podem ter desenvolvimento errôneo e durante a infância ocorrer os chamados cistos branquiais.

 

O homem tem um índice maior em câncer de boca por HPV?

Na verdade, o HPV é um dos agentes etilógicos responsáveis pelo câncer de orofaringe. HPV é um vírus sexualmente transmissível, assim como é um dos responsáveis pelo câncer de colo de útero, nas vias aerodigestivas superiores também pode ocasionar a doença. Por motivos socioculturais, o homem possui uma vida sexualmente relativamente mais ativa que a mulher, possui poucos cuidados de prevenção durante o sexo e o atraso na procura por ajuda médica precoce, o câncer de orofaringe no homem acaba por ser mais incidente e muito mais avançado do que na mulher.

 

Onde Encontrar:

Clínica Multiecho

Clínica Vitá

Instagram: @drvangelisrebelo

(92) 98201-7787 / 99119-5497

Compartilhe

Artigos Relacionados