Se aventurar em terras desconhecidas, como um país estrangeiro, pode muitas vezes se tornar um desafio quando não temos os meio necessários para a navegação. Mapas, guias turísticos, folders de metrô e até mesmo anotações sempre fizeram parte do tão importante kit do turista.

Com o avanço da tecnologia e a expansão cada vez maior da diversidade de smartphones e tablets, o mundo virtual dominou este tipo de tarefa, tornando-a muito mais fácil e dinâmica. O aplicativo Google Maps trouxe o que há de mais novo na tecnologia GPS para a telinha do celular. Com ele já era possível inserir o destino final e, baseado na localização atual, o aplicativo traçava a melhor rota, sendo ela de carro, ônibus, trem, metrô ou até mesmo a pé, nos trajetos mais curtos. Tudo isso facilitava muito a visitação de pontos turísticos, restaurantes, praças, monumentos, museus, etc.

A única limitação que possuíamos com esta ferramenta era a necessidade da utilização da internet. Tal limitação era amenizada com a opção “download de mapa offline”. O procedimento era baixar no hotel o mapa versão offline da cidade em que estávamos, inserir o destino final e iniciarmos o deslocamento. Baseado em nossa posição GPS, o Google Maps nos guiava até o objetivo, porém, chegando lá era impossível inserirmos uma nova rota sem o uso da tão importante internet.

Google-Maps-Offline

Agora esses problemas acabaram! O referido aplicativo a partir da última terça-feira (10/11), conta com a opção de navegação offline, facilitando ainda mais os deslocamentos em terras estrangeiras. Além da rota, há a opção de vermos algumas informações básicas sobre os estabelecimentos os quais estamos procurando, como telefone, cardápio de restaurantes cadastrados, etc. Ficam de fora da versão offline, por enquanto, o acompanhamento do trânsito em tempo real, a informação da chegada dos próximos ônibus, assim como as rotas de bicicleta e transporte público. Outra má notícia é que esta opção só chegou ainda para os sistemas operacionais Android, mas segundo relatos da empresa, a versão para o iOs está em fase de teste e estará em breve disponível.

Confira o passo-a-passo para utilizar este recurso:
1. instale o Google Maps ou atualize para a versão 9.17 do Android
2. Pesquise pelo local pretendido
3. Suba o cartão que surgir no canto inferior da tela para selecionar a opção de download
4. Selecione a área do mapa a ser baixada no celular.

google_maps_offline_gif

Por: Ítalo Carmo