vaccine vaccination child baby doctor injection pediatrician injecting

A importância da Carteira de Vacinação

Dra. Elaine Rocha

A  imunização é medida importante para a prevenção de doenças. É um método que protege tanto contra as afecções facilmente evitáveis quanto aquelas graves e potencialmente fatais. Sendo assim, as vacinas são indispensáveis para que se obtenha uma vida mais saudável e com menos riscos. O seu uso deve ser feito de forma sistematizada e o acompanhamento das doses de cada tipo de vacina realizado de maneira regular e organizada.

         A  distribuição das doses é minuciosa, inteligente e detalhada, feita basicamente por idade e intervalo de tempo, sendo a chave crucial para o resultado efetivo de determinado imunobiológico na vida de cada indivíduo. Uma criança que, desde o nascimento, recebe suas vacinas criteriosamente, de certo, será um adulto protegido e com melhor qualidade de saúde e de vida. Para tanto, temos de pensar que, qualquer esquema de prevenção, diagnóstico ou tratamento, exige organização não somente por parte da equipe de saúde como também por aquele que recebe tais cuidados, ou seja, o paciente. É raciocinando desta forma, que podemos observar o quão importante a caderneta de vacinação acaba se tornando nesse contexto. Devemos enxergá-la como um documento indispensável a qualquer cidadão, pois atua como um instrumento de comunicação, vigilância e de promoção da saúde. Devido a isso, sua utilização adequada é imprescindível para que esta sua função seja cumprida.

         A carteira de vacinação tem o objetivo de orientar, crianças e adultos, quais vacinas já foram tomadas e quais ainda estão pendentes. Neste âmbito, a melhor forma de uma pessoa provar que está vacinada é por este documento. Além de possuir os registros das doses já realizadas, ela ajuda no agendamento da próxima dose, e isso evita que as aplicações sejam insuficientes ou, pelo contrário, desnecessárias.

         É muito comum que, ao se tornarem adultos, os pacientes deixem de lado o seu acompanhamento vacinal. Pode-se observar que ao se falar sobre a importância da imunização, o foco de atenção se dirigir somente às crianças. Porém, jamais se deve esquecer que esta é uma preocupação que todos devem ter em qualquer faixa etária e em qualquer momento da vida, seja ela na infância, na adolescência, quando adulto,  gestante ou idoso. Cada idade exige uma certa dose de vacina e, justamente por isso, guardar e manter, de preferência, o mesmo documento vacinal em mãos, é uma forma excelente de acompanhamento integral da saúde.

         Muitas pessoas não sabem ou nem lembram quais vacinas já realizou, quais os próximos reforços necessitam ou em que época isso precisará ser feito. Daí a importância do cuidado com o cartão vacinal, pois ele é tão significativo quanto qualquer outro documento de identidade do cidadão. Sabe-se que, hoje em dia, muitas empresas consideram as vacinas atualizadas como um pré-requisito de admissão de novos funcionários. Exigência essa também encontrada em escolas, hospitais e até mesmo em viagens nacionais e internacionais. Sem este documento atualizado, nada disso poderá ser feito e nenhum outro método mais fidedigno poderá comprovar qual o verdadeiro estado de prevenção de doenças de uma pessoa.

 

Dra. Elaine Alves da Rocha – CRM 8550

Médica Pediatra

Clínica Vaccine – Consultas, Prevenção e Diagnóstico. Avenida Djalma Batista, 1719 – Edifício Atlantic Tower, Torre Medical. 10º andar. Sala 1007

Contato:          Telefone: (92)3343-8728/3343-9728

WhatsApp: (92)98249-2206

Redes Sociais:  facebook.com/clinicavaccine

instagr.am/clinicavaccinemanaus

 

 

Artigos Relacionados