VERÃO 22 ANTHONY VACCARELLO

SAINT LAURENT VERÃO 2022: UMA ODE À MULHER SINGULAR

“Fomos convidados para a casa de um amigo que estava dando uma festa. Em um ponto, eu não vejo mais Yves. Procuro por ele e o encontro com uma jovem desconhecida. Ela usava saltos altos, um turbante na cabeça e coisas que ela havia consertado em roupas. Foi Paloma Picasso.” Pierre Bergé.

A coleção Saint Laurent de verão 2022 remete a um momento fundamental mas não tão conhecido na carreira do costureiro, um momento que lhe abriu novos caminhos artísticos gratuitos, abolindo as fronteiras solenes da alta costura, do decoro polido e até do bom gosto prescritivo ….

Anthony Vaccarello queria prestar homenagem à independência de espírito de Paloma Picasso. Sua liberdade, seus instintos, sua energia que a deixava respirar livremente. Livrando-se de ser julgada.

Esta coleção é uma ode à emancipação e um apelo à sedução subversiva – algo que sempre foi intrínseco à casa.
Uma celebração de uma mulher que é singular em todos os sentidos, inventiva sem esforço em todos os aspectos de suas aparências, sempre projetando uma indiferença estudada.

Ela inquieta de forma emocionante com sua maneira de associar o masculino com o glamour. Ela escandaliza tanto quanto atrai.

Torna os antagonismos harmoniosos:

Cortes meticulosos, mesmo radicais, essa é a afirmação. Jaquetas e blazers clássicos cuja estrutura acentuada afirma a dissolução dos gêneros, associados à casa. Linhas austeras contra curvas reveladoras. Conflitos de cores que a casa sempre soube casar em harmonia. As flores impressas foram desenterradas dos arquivos e estão mais potentes do que nunca. Calças competentes e também diletantes. Os acessórios são mais do que ornamentais: eles criam tensão com a silhueta. Austeridade clássica contra o barroco taciturno. Azul e vermelho paloma como pontuação necessária. Comprimentos muito longos, como se apresentar, são uma arte. Falsas pretensões burguesas para atualizar. A bolsa se torna um gesto significativo.

“Há muito tempo queria transpor este encontro entre Paloma Picasso e Yves Saint Laurent, cuja importância poucos percebem na jornada criativa do designer. É um momento ao qual sou sensível como designer, porque para mim é o momento decisivo quando a criatividade da moda da Saint Laurent se tornou um estilo. ” Anthony Vaccarello

 

 

 

Compartilhe

Artigos Relacionados