Como encontrar disposição em momentos difíceis

Por: Carolina Fernandes Ferreira, Psicóloga, CRP 20/04689

 

Como você percebe as sensações físicas e os pensamentos que lhe invadem defronte a momentos difíceis? Em maior ou menor grau, frequentemente lidamos com situações que precisam de resolução e que nos mobilizam em encontrar a forma de seguir adiante. Algumas delas, acabam por nos paralisar e encontrar um lugar com o mínimo de conforto pode nos parecer a melhor opção.

Ao nos encontrarmos nesse lugar, que parece ser cômodo, precisamos nos perguntar se isso nos aproxima de uma vida que vale a pena, das nossas metas de longo prazo. Caso a resposta seja não, existem estratégias que podem nos auxiliar em tolerar o mal-estar e a fazer o que funciona.

A Terapia Comportamental Dialética (Dialectical Behavior Therapy – DBT), desenvolvida pela psicóloga norte-americana Marsha Linehan, tem como um dos modos de tratamento o Treinamento de Habilidades. No módulo de Tolerância ao Mal-estar, aprendemos que aceitar a realidade pode diminuir nosso sofrimento emocional. A aceitação, ou seja, o reconhecimento de que em alguns momentos a vida não segue o script que desenvolvemos com carinho, pode nos levar a fazer as mudanças necessárias para que a história possa seguir seu curso.

Adotar uma postura disposta e receptiva, aceitando a realidade que se apresenta, pode reduzir tensões e julgamentos que nos impedem de ser efetivos. A orientação dentro da DBT para esses momentos é permitir uma comunicação do corpo com o cérebro de que a situação não é tão alarmante para a adotar-se uma postura de luta ou fuga. Procure observar se nesses momentos você costuma cruzar seus braços e/ou serrar os punhos, talvez até franzir a testa ou ainda tensionar a mandíbula. Caso isso esteja acontecendo, verifique o acontece com você ao estender os braços ao lado do corpo e com as palmas das mãos viradas para frente e talvez relaxar a musculatura da face, aparentando um semblante sereno.

Novas habilidades, assim como aprender a andar de bicicleta ou a escrever, requerem prática para um desempenho cada vez mais habilidoso. O início pode nos exigir um grande esforço aos nos concentrarmos em adotar uma postura disposta, além de enfrentar o problema, e pode ser muito efetivo.

 

Onde encontrar:

DBT Amazônia (92) 98466-0414

Instagram:cafferreirapsicologa

 

 

Compartilhe

Artigos Relacionados