Coração saudável: alimentos que são bons para o sistema cardiovascular

Alimentos ricos em ômega 3 são ótimos para a saúde do coração

A gordura trans é conhecida por ser inimiga da nossa saúde, já que pode promover o entupimento das artérias, o que consequentemente gera graves problemas de saúde. Embora todos estejam cientes de que essa substância deve ser evitada nas dietas, ainda assim poucos sabem que há alguns alimentos que são muito benéficos para o sistema cardiovascular, ou circulatório, que é justamente um dos mais afetados por esse tipo de ácido graxo. Com isso, essas comidas evitam diversos problemas que se tornaram muito comuns nas últimas últimas décadas, como o infarto. Ao mesmo tempo, vale lembrar que celulites e varizes, que afetam essencialmente a autoestima da pessoa, também ocorrem devido à má circulação do sangue. Saiba quais alimentos podem evitar qualquer um desses problemas:

Abacate ajuda a controlar os níveis de colesterol

Embora seja conhecida como a fruta que engorda, a gordura do abacate é benéfica para o corpo. Isso porque elas é monoinsaturada, o que significa que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e aumentar os do bom (HDL). É bom lembrar que as altas taxas de colesterol podem formar placas de gordura no corpo, o que a longo prazo gera o entupimento dos vasos sanguíneos. As consequências vão de infarto a AVC (Acidente Vascular Cerebral), e por isso é tão importante fazer exames de sangue com frequência para detectar se o seu colesterol está alto ou não.

Gengibre é um poderoso antioxidante

O gengibre é conhecido pelo seu uso medicinal, sendo um alimento tão benéfico que é indicado até pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Isso ocorre principalmente devido ao seu fator antioxidante, que é muito forte. Esses agentes combatem os radicais livres, que por sua vez podem ser muito maléficos quando aparecem em excesso no nosso corpo. No que diz respeito ao sistema circulatório, isso significa que eles oxidam o LDL, o que, de uma forma resumida, pode gerar o acúmulo de colesterol e impedir a passagem do sangue pelos vasos. Portanto, alimentos ricos em antioxidantes em geral são muito benéficos, já também deixam o sistema imunológico mais resistente, evitando sintomas de possíveis doenças.

Frutas cítricas possuem vitamina C e flavonoides

Laranja, limão, morango, tangerina e uva são alguns exemplos de frutas cítricas. Como característica em comum elas são ricas em vitamina C, que além de ajudar na absorção de ferro pelo organismo possui fator antioxidante. Além disso, nela são encontradas boas quantidades de flavonoides, substâncias que são conhecidas por prevenir problemas cardiovasculares e doenças crônicas, como o câncer.

Alho é anticoagulante

A boa coagulação sanguínea pode evitar diversos problemas diretamente relacionados ao sistema circulatório, como é o caso da trombose. Para isso, é preciso consumir alimentos considerados anticoagulantes, isto é, que evitam que o sangue fique tão espesso que forme coágulos. É aí que entra o alho, que possui essa propriedade por ser rico em vitaminas do complexo B, que de uma forma geral reduzem os níveis de homocisteína no sangue, substância responsável por torná-lo espesso.

Alimentos ricos em ômega 3 são aliados do coração

O ômega 3 é conhecido por ser um nutriente essencial para a saúde do coração. E não é para menos, já que esse ácido graxo essencial possui gorduras poli-insaturadas, o que reduz as atividades das plaquetas e previne a formação de coágulos no sangue. Além disso, também é formado por ácido docosahexaenoico (DHA), que evita arritmias cardíacas. Por isso alimentos ricos em ômega 3 são tão conhecidos por reduzirem as chances de a pessoa ter um infarto. Esse ácido graxo é encontrado principalmente em peixes marinhos, como sardinha, atum e salmão, mas também está presente em oleaginosas, ovos, óleos vegetais, leguminosas e até em sementes, como a chia.

Fonte: https://www.conquistesuavida.com.br

Compartilhe

Artigos Relacionados