Engana-se quem pensa que é preciso ser jovem, atleta ou ter tempo livre para ser saudável. Algumas práticas diárias contribuem para prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida da população. Neste post, elencamos 4 medidas essenciais para incentivar um estilo de vida saudável. Confira.

1 – Alimentação controlada

Manter uma alimentação balanceada é a primeira medida para ter uma estilo de vida saudável. Com a correria do dia a dia, sabemos que é difícil se alimentar bem e com calma. Nesse caso, uma boa saída é oferecer alimentos saudáveis aos colaboradores, substituindo os lanches gordurosos por frutas e outros aperitivos assados. Trocar o refrigerante por suco ou água também contribui.

2 – Não fumar

Estima-se que um fumante viva cerca de 10 anos menos que uma pessoa que nunca fumou. Por isso, promover programas de combate ao tabagismo em empresas é outra medida que melhora a qualidade de vida da população. Além disso, pessoas que não fumam tendem a ter mais disposição para praticar atividades físicas e cuidar da sua saúde.

3 – Atividade física com frequência

A prática de atividades físicas também tem influência em uma vida mais saudável, pois promove a prevenção de doenças, diminuem o estresse a auxiliam o envelhecimento ativo. Praticar algum tipo de exercício durante 30 minutos por dois dias da semana é o mínimo indicado por especialistas. Vale caminhada, natação, andar de bicicleta, entre outros.

4 – Realizar exames preventivos

A realização de exames preventivos é a peça final para completar um estilo de vida saudável. Aqui é fundamental a atuação das operadoras de planos de saúde com a promoção e programas de medicina preventiva. As ações planejadas devem sempre ter o objetivo de mostrar a importância da prevenção e doenças e, com isso, incentivar a realização de exames.

É fundamental ressaltar ainda que mesmo as pessoas que se mantém uma alimentação controlada, bons hábitos e fazem atividade física devem realizar exames preventivos regularmente para garantir que sua saúde está sob controle.

Foto:vidulgação

Fonte: http://previva.com.br