VOCÊ NÃO PRECISA VIVER COM DOR

Dra. Natasha Leitão é referência no tratamento de dores orofaciais e usa superação pessoal para ajudar a melhorar a vida de pacientes.

Formada em Odontologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com especialização em Prótese Dentária e mestrado em Ciências Odontológicas pela USP, além de especialista em DTM e Dor Orofacial pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a dentista Natasha Leitão é hoje referência no Amazonas quando o assunto é alterações que envolvem as articulações da boca e os músculos que trabalham no movimento da mandíbula.

Sempre atualizada, marcando presença frequentemente em congressos e workshops onde busca aprender o que há de mais novo no segmento, Natasha Leitão se dedica a atender paciente com dores orofaciais bruxismo e Disfunção Temporomandibular (DTM), que consiste em uma desordem que acomete a musculatura da mastigação e a Articulação Temporomandibular (ATM) e todos os tecidos associados a estes.

“A DTM não tem uma única causa. Sabemos que a dor pode se instalar em alguns indivíduos por predisposição genética. outros fatores que podem predispor a uma DTM são alterações hormonais, qualidade do sono ruim, dor de cabeça, dor no pescoço, ansiedade, síndrome do intestino irritado, entre outros. Ressalto que a mordida errada não causa DTM”, explica Natasha. A dentista conta que o bruxismo é um problema frequente entre seus pacientes. Ela explica que o controle do bruxismo deve ser feito pelo dentista, em especial o especialista em DTM e Dor Orofacial.

A especialista também explica a diferença entre bruxismo do sono e “da vigilia”, dois tipos comuns do problema.

 

“Bem, o bruxismo é um comportamento comandado pelo cérebro. E ele pode acontecer em dois momentos, durante o dia, o bruxismo da vigília e a noite, o bruxismo do sono. Ambos os bruxismos, até o momento, não têm cura, exceto quando não há nenhum problema de saúde ou medicamento associado. Porém, ambos podem causar fraturas de dentes ou próteses ou lentes de contato, perda de implante, desgaste dentário, dor na face e/ou ATM.  É importante ressaltar que bruxismo e DTM não são a mesma coisa.”

 

Superação

 

Em 2019, no auge de sua carreira profissional, ela descobriu um câncer e precisou interromper os planos profissionais e pessoais para cuidar da saúde. Como se não bastasse os desafios enfrentados com a própria saúde, Natasha viveu outro drama: o falecimento do pai.

“Mudei para São Paulo com a minha família para fazer meu tratamento e durante este período perdi meu pai. Há um ano e meio, retornei para Manaus com novos sonhos, novas perspectivas e novos desafios. Hoje, estou muito feliz com a minha cura, com a concretização de alguns sonhos e com os novos desafios”, conta a dentista.

Hoje, em remissão do câncer, Natasha também revela que o medo é presente, mas que não deixa de viver em função da doença e que atualmente, sua história de superação pessoal serve também como inspiração para os próprios pacientes.

“Como falo aos meus pacientes: você é maior que a sua dor, logo eu sou maior que o câncer. E assim, enfrento o medo e luto pela minha vida diariamente. E, hoje posso, através da minha história, mostrar aos meus pacientes e a outras pessoas, que é possível retomar a vida após um momento difícil”, diz a especialista. Com toda a experiência obtida na vida, junto aos seus 14 anos de experiência em uma carreira consolidada, Natasha Leitão aproveita para dizer qual acredita ser o principal ensinamento para quem deseja seguir seus passos e conquistar o reconhecimento profissional.

“O principal segredo é o amor. Ame a sua profissão. Ame a área que você escolheu atuar. Sempre digo que a profissão é igual a casamento, precisamos regar todos os dias de muito amor. O resto é consequência desse amor.” 

 

Onde encontrar:

Instagram: @NATASHALEITAO

 

 

Compartilhe

Artigos Relacionados