Vocação & Dedicação

O médico mastologista, ginecologista, obstetra e cirurgião oncoplástico Gerson Mourão encontrou na Medicina a sua missão de vida.

 

Fazer a diferença e ajudar a salvar vidas. Se tem alguém que segue à risca o juramento de Hipócrates, com certeza é o médico Gerson Mourão. Primeiro a ter o título de especialista em mastologia no Amazonas e diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), ele se dedica há mais de trinta anos ao árduo ofício.

De acordo com o amazonense, as questões de ordem social sempre o incomodaram e os primeiros sinais de que a Medicina fazia parte de sua missão de vida surgiram ainda na infância. “Quando eu era um meninozinho, em visita à fazenda do meu avô, tinha uma pessoa que estava com uma espinha na garganta há uma semana e eu disse: ‘Mestre Antônio, engula essa coisa que você vai ficar bom’. Ele engoliu e, dois dias depois, ficou bem pra caramba. Foi a primeira luz de que a Medicina iria fazer parte da minha trajetória. Grande amigo meu, o poeta Dori Carvalho disse assim pra mim uma vez: ‘Gerson, a profissão, essas coisas que acontecem, a gente não escolhe. Elas que escolhem a gente’”, pontua.

A carreira do membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e fundador da Regional da SBM no Amazonas – que já foi condecorado, em 2017, com a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e, em 2019, com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) – é recheada de pioneirismo.

Para dar início ao longo percurso de conhecimento destinado ao bem-estar dos pacientes, Mourão se especializou em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Em seguida, fez residência em Mastologia pela SBM, após um episódio marcante: a morte de uma tia, que estava com câncer e teve seu diagnóstico descoberto tarde demais. À época, o médico concorreu a uma vaga com outros trezentos participantes para o primeiro programa de residência nessa área no Brasil, realizado em Brasília.

Mourão também é especialista em Oncoplastia e Reconstrução Mamária pela SBM, em Cirurgia Endoscópica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica (Sobracil) e tem habilitação em Laparoscopia e Histeroscopia Ginecológica pela Febrasgo.

 

Atendimento Humanizado

Gerson, acumula uma série de avanços em sua gestão, a exemplo da introdução de novas tecnologias – como as torres de vídeo empregadas para realização das cirurgias laparoscópicas – e da redução no tempo de espera das consultas e dos tratamentos.

“Em sua dissertação, um colega de mestrado mostrou que as pessoas ficavam durante oito meses na porta da FCecon para uma consulta e depois mais seis meses para receber o diagnóstico. Então nós rompemos com isso. Além disso, pela primeira vez, dentro da história da Fundação, todas as nove salas cirúrgicas estão funcionando. Significa que a gente vai começar a aumentar mais as cirurgias”, enfatiza.

Para o sucessor desse trabalho, que já rendeu diversos frutos à sociedade amazonense, Mourão deixa um recado. “Espero que o próximo gestor faça exatamente o que fizemos. Nós guerreamos com o grupo lá fora e obrigamos que eles assumissem a responsabilidade deles na atenção primária e secundária. A função dele vai ser sair do muro da Fundação e brigar lá fora para trazer mais dignidade para quem nos procura”. finaliza.

 

Onde encontrar:

Instagram: drgersonmourao

Compartilhe

Artigos Relacionados