Cerimonialista mais conceituada da capital, a assessora e cenógrafa de eventos Lena Souza Lima não saiu de cena durante a pandemia e trouxe novas apresentações para seu público.
Recomeçar, ressignificar, perseverar. Essas são as palavras que sempre estiveram presentes em cada minuto da vida da assessora e cenógrafa de eventos Lena Souza Lima, fundadora da agência homônima. Com a pandemia da Covid-19, ela uniu força, otimismo e resiliência para se reinventar, transformando a arte de bem receber em um novo negócio de sucesso.
Desde setembro de 2020, Lena – que está há 20 anos à frente de eventos sociais, como casamentos, festas de 15 anos e formaturas – investiu em um novo projeto: o de mesa posta, que envolve etiqueta Très Chic (organização de pratos, talheres e copos sobre a mesa para uma determinada ocasião especial), enriquecendo momentos memoráveis com muita sofisticação e elegância.
“Com o isolamento social imposto pela pandemia, aproveitei meu tempo em casa para pensar no que poderia fazer para ocupar minha agenda assim que as coisas começassem a gradativamente voltar, já que o setor do entretenimento foi um dos mais abalados no primeiro ano de pandemia, e minha empresa de eventos teve faturamento zero nesse período. Foi então que meu amor por decoração e organização falou mais alto, resultando, inclusive, em um projeto de formação para as minhas ‘chicosas’ alunas”, destaca.
Mestra no que faz
Com apoio do seu parceiro e fiel escudeiro, o esposo Fábio Souza Lima (que também trabalha com eventos), e a confiança dos clientes em seu trabalho, a cerimonialista mais conceituada da capital amazonense apresentou a nova empreitada em seu perfil do Instagram (com mais de 205 mil seguidores), o que rendeu diversas pessoas interessadas. Hoje, conta com um curso específico para ensinar com muita destreza quem deseja ter domínio sobre a arte do bem receber, que agora compõe uma parte importante de sua vida.
Arrumação, decoração, dicas de onde comprar os itens necessários, composição, arranjos florais, mesas para qualquer ocasião e o que servir em cada momento são alguns dos temas abordados durante o curso. Até o momento, mais de dez turmas foram formadas, com profissionais aprendendo a fazer do ato de receber convidados uma experiência única.
“O serviço de mesas postas é uma paixão que virou job. Sempre amei arrumar minhas mesas, decorar, encher de amor cada pedacinho. E essa é a grande diferença da mesa posta para a mesa formal”, salienta Lena, que agora faz tudo nos seus eventos, desde organização à concepção visual.
Sonhos refeitos
O retorno gradual dos eventos sociais em Manaus exige que as comemorações tomem novos rumos e envolvam novos formatos, o que não quer dizer que o sonho de uma festa (de casamento, por exemplo) precise ser cancelado. De acordo com Lena, ele precisa ser apenas adaptado, para ser realizado de forma responsável e consciente. “O tamanho do evento não dimensiona a importância dos momentos que serão vividos. As lembranças estarão marcadas na vida e na mente. Os momentos inesquecíveis sempre vão existir para quem sabe a importância que existe em celebrar a vida”, destaca.
Para não voltar à estaca zero da pandemia e adiar esses sonhos, Lena trabalha com responsabilidade e cuidados na elaboração de seus projetos, obedecendo minuciosamente a todos os protocolos sanitários necessários. “Eu não vou fazer eventos que coloquem em risco a vida das pessoas, dos convidados, dos prestadores de serviço, da minha equipe e de mim mesma. Medidores de temperatura, álcool em gel em totens, máscaras e distanciamento dentro da festa por nichos (pessoas que já convivem podem ficar juntas) estão sendo adotados. A partir de outubro, começamos exigir certificação de vacinas na porta do evento”, salienta.
Com essa retomada cuidadosa e o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19, ela acredita em um cenário mais otimista para 2022. “Tenho as melhores expectativas possíveis para o próximo ano. Tenho muita fé e esperança de que novos tempos virão”.