Virada Sustentável em Manaus- #viresuacidade

Hoje é celebrado o dia Mundial do Meio Ambiente e dessa forma vamos falar de um projeto que ajuda garantir um futuro mais verde e sustentável para nossa Amazônia.

 

O que é a Virada Sustentável Manaus?

Um movimento de articulação entre pessoas, grupos e instituições, públicas e privadas, que têm em comum o objetivo de melhorar a sociedade e o meio ambiente a partir de uma visão alegre e inspiradora da sustentabilidade, promovendo atividades culturais gratuitas na cidade.

Resultados

Como um dos resultados da ação, mais de três toneladas de material reciclável que seriam descartados de maneira incorreta foram recolhidos durante o evento. No Centro de Esporte e Lazer do Bairro Redenção, uma iniciativa propôs aos moradores da Zona Oeste de Manaus a troca de materiais recicláveis por alimentos como farinha, ovos, macarrão, óleo e leite. Cada item era pesado e o valor final, convertido em itens da cesta básica.

Centenas de sacos de lixo também foram retirados do Parque do Mindu, em uma caminhada sustentável que contou com envolvimento de quase 200 voluntários. A ação teve apoio de militares do Exército Brasileiro, e buscou reunir crianças, jovens e adultos para recolher resíduos das trilhas e igarapés que compõem o corredor ecológico. O material compôs um monumento erguido na frente do parque, o “pescador de resíduos”.

 

Atividades

Oficinas, rodas de conversa e debates também levaram parte do público ao Mindu. A primeira discussão trouxe para o centro do debate a cobertura de mudanças climáticas pela mídia amazonense, reunindo especialistas, jornalistas, estudantes e população em geral. Outra, trouxe especialistas para discutir a importância da conservação do primata endêmico da região de Manaus, o saium-de-coleira (Saguinus bicolor), nos corredores ecológicos da cidade.

Legado

Como legado das atividades, a FAS criou uma agenda permanente de mobilização pela cidade. As ações estão voltadas à redução da poluição dos igarapés de Manaus, a partir da campanha Lixo Zero nos Igarapés do Mindu e do Gigante, que cortam a cidade.

E se você quiser fazer parte desse projeto maravilhoso pode ajudar das seguintes formas:

–  Inscrever seu projeto para incluir na VS

– Tornar-se voluntário nesse caso você precisar fazer a inscrição no site da VS

– Se quiser ceder espaço para o projeto, ajudar na divulgação ou patrocinar basta preencher um formulário no site da VS

A Virada Sustentável Manaus 2019 será realizada nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2019.

Fonte: https://www.viradasustentavel.org.br/conteudos/manaus.html

Artigos Relacionados