Vidas Nortistas Importam: Colapso na saúde pública no Amazonas gera mobilização em todo o Brasil

Com a falta de oxigênios em grandes e pequenos hospitais públicos de Manaus, artistas, empresários de vários lugares do país e a Força Aérea Brasileira se mobilizam em ajudar a cidade na doação de cilindros com oxigênio e transferência de pacientes a outros estados brasileiros

 

Em meio ao desespero da falta de oxigênio para o tratamento de pacientes internados com Covid-19 em Manaus, o cenário nos hospitais mostra uma grande calamidade pública, com falta de leitos, pessoas morrendo por asfixia, macas em corredores e ausências de distanciamento social dentro das unidades. Por conta desse grande problema na saúde do Amazonas, artistas famosos como Whindersson Nunes, Tirullipa, Simone (da dupla Simaria) e Wesley Safadão se mobilizaram em uma campanha chamado #SOSMANAUS para a doação de cilindros com oxigênio de 50L para os hospitais da capital amazonense.
A campanha foi iniciada após o apelo do humorista e influencer digital Whindersson Nunes na internet pedindo ajuda aos pacientes com falta de ar nos leitos. Em seu perfil no twitter, Whindersson deu os nomes de artistas que o ajudaram a dar um “start” na iniciativa. A atriz Tatá Werneck, a sertaneja Simone e o cantor Tierry do hit “Rita” prometeram a compra de 10 cilindros cada.
Após a iniciativa do humorista, jogadores de futebol como Diego Ribas e Richarlisson e cantores como Marília Mendonça começaram a montar uma corrente do bem. Logo depois outros artistas como os sertanejos Gusttavo Lima e Luan Santana também se manifestaram em ajudar, o embaixador com 150 cilindros de 50L e o Luan com 50 cilindros de 50L.
Após seu pronunciamento, o cantor Gusttavo Lima logo fez a compra e doação dos cilindros: “Estamos desenhando toda a logística e sábado estará chegando em Manaus 150 cilindros de oxigênio. Estou com todos vocês, Manauaras! Uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto. Assim seguimos com bondade e amor ao próximo!”, declarou o embaixador.
O influencer Hugo Gloss, o hipnólogo Pyong Lee, o ator Bruno Gagliasso, a apresentadora Sabrina Sato, a ex-BBB Thelma Assis, a dupla Jorge&Mateus e a ex-jurada do Master Chef Brasil Paola Carosella também se impuseram em ajudar.

 

Empresa fornecedora envia 386 cilindros de oxigênio para Manaus

Na madrugada desta sexta-feira (15/01), dois aviões da Força Aérea Brasileira transportaram 386 cilindros de oxigênio, com mais de 18 toneladas, para a capital. Outras 24 toneladas já haviam sido enviadas na segunda-feira (11/01).
De acordo com o site G1, eles foram enviados de Guarulhos, em São Paulo, para auxiliar na crise de saúde que assola o estado do Amazonas. O último vôo saiu por volta das 20h30, com 6 cilindros.
Segundo a FAB, duas aeronaves são do modelo C – 130 Hércules.
Um quilo de oxigênio líquido equivale cerca de 0,75 metro cúbico do produto gasoso, portanto os hospitais devem receber pouco mais de 7mil metros cúbicos do produto aos seus pacientes.
“O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e 7 dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da Covid-19”, informou a FAB, em nota.
Essa foi primeira remessa em massa de oxigênio transportada pela FAB um dia depois da retomada de transporte de oxigênio líquido por seus aviões ao estado do Amazonas.

 

Pacientes são transferidos a outros estados para a continuação do tratamento

Com os hospitais entrando em um caos absoluto, o Amazonas teve que transferir parte de seus pacientes da rede pública, com boas condições de viagem, a outros estados brasileiros. Hospitais do Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás e Distrito Federal disponibilizaram leitos de UTIs vagos para receberem os pacientes amazonenses com Covid-19 e profissionais de saúde. Há uma estimativa de 750 pessoas a serem transferidas para atendimentos em outros locais. Os estados da Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Sul também liberaram seus leitos para abrigarem os pacientes.

Compartilhe

Artigos Relacionados