Verdades e Mitos sobre as varizes

“O sistema circulatório sempre foi fascinante para mim”

Formado em angiologia e cirurgia vascular, o profissional José Emerson dos Santos Souza conta sobre as verdades e mitos relacionados a varizes e o surgimento da sua paixão pela profissão.

O que é a área da angiologia?

Atualmente a especialidade engloba tanto a angiologia quanto a cirurgia vascular e cuida das doenças dos vasos sanguíneos (veias e artérias), bem como dos vasos linfáticos. Os principais exemplos são as varizes e os vasinhos que se formam nas pernas, as tromboses e obstruções das veias e artérias, os aneurismas e a aterosclerose das artérias carótidas. A área de atuação é bem vasta e os tratamentos variam desde o acompanhamento com medicações (Angiologia), até procedimentos cirúrgicos como angioplastias e cirurgias (Cirurgia Vascular).

Porque escolheu esta área?

A paixão pela cirurgia começou bem no início da faculdade, mais especificamente no segundo período, quando cursei a disciplina de Anatomia Humana. Passávamos longos períodos no laboratório de anatomia, estudando e dissecando os corpos e órgãos. O sistema circulatório sempre foi fascinante para mim.

É verdade que varizes voltam após cirurgia?

As varizes tratadas, seja por cirurgia ou qualquer outro método, não voltam. O que acontece é que novas veias podem surgir após alguns anos. Isso ocorre pelo simples fato de o principal fator responsável por seu surgimento das varizes ser genético. Portanto, mesmo após tratadas, existe sim a possibilidade de desenvolver o problema novamente.

Tratamento de “microvarizes” com laser é indolor? Fora isso o que temos de tecnologia a favor deste problema?

Na verdade, hoje nós dispomos de alguns aparelhos que minimizam muito a sensação dolorosa dos procedimentos. O tratamento com laser é bastante incômodo, se realizado sem o auxílio de um resfriador de pele, que funciona como uma espécie de anestésico. A angiologia possui uma ampla gama de tratamentos, como a microescleroterapia, macroescleroterapia (espuma), laser, radiofrequência e as microcirurgias para os vasos mais calibrosos.

Cruzar as pernas causam varizes?

A ação de cruzar as pernas aumenta a pressão nos vasos e veias superficiais, mas somente durante o momento em que se permanece nesta posição e, ainda assim, não é um fator determinante para o surgimento de varizes. Por isso, é recomendado que a pessoa sempre mude de posição para que haja uma melhor circulação do fluxo sanguíneo em todas as partes das pernas.

Porque atletas criam varizes muito expostas?

Atletas de alta performance, principalmente os que exercem carga excessiva nos membros inferiores, tem a tendência a gerar hipertrofia da musculatura e reduzir a quantidade de gordura corporal. Consequentemente, as veias ficam mais expostas. Além disso, a maior pressão exercida nos membros resulta numa maior dilatação das veias.

Usar muito salto causa varizes?

Essa é uma verdade parcial. Usar saltos muitos altos, diariamente, pode prejudicar o funcionamento das panturrilhas e acentuar sintomas já existentes, mas não é um fator responsável pelo surgimento das varizes. Porém sapatos com saltos de até 5cm não tendem a interferir na fisiologia muscular da perna. Dessa forma o uso de saltos está “liberado”, desde que com moderação.

Ter uma crise de tosse pode me levar a uma ruptura de uma veia?

O ato de tossir não é capaz de gerar pressão suficiente para causar ruptura de uma veia.

Devo engravidar primeiro e após esta fase buscar o tratamento para varizes?

As varizes tendem a aparecer ou piorar após a gravidez. Na verdade, o ideal é tratar as varizes antes de engravidar e prevenir o surgimento delas durante a gestação, usando meias de compressão graduada.

Quais as complicações e reação adversa de esclerotopia com laser ou químicos?

Esses tratamentos são quase isentos de complicações, mas podem ocorre hematomas e equimoses, bem como uma pigmentação aumentada nas áreas tratadas. Por isso é muito importante uma avaliação minuciosa para a escolha adequada do melhor tratamento para cada caso.

O que fazer para desde cedo não ter problemas com varizes?

A manutenção de uma vida saudável com uma boa alimentação e prática regular de atividades físicas são fundamentais para uma adequada saúde vascular. Além disso, controlar o peso e usar meias de impressão graduada durante o trabalho, também são bons fatores de prevenção.

Dr. Jose Emerson

Onde encontrar:

A clínica Vascular Laser Center

Av. Djalma Batista, no ed. Atlantic Tower, salas 104 e 105, 1 andar. Torre Médica. (ao lado do Millenium Shopping).

Fone: 092- 3308-5024

Artigos Relacionados