Vamos falar sobre micropigmentação?

A empresária e fisioterapeuta Ana Paula Miranda, especialista em micropigmentação, ressalta sobre o uso dessa especialidade em suas clientes. 

 

Um procedimento quase permanente no qual introduz um pigmento de cor específica para cada pessoa, sendo mais comum na região da sobrancelha e lábios. A intenção é realçar a área desejada ou de corrigir eventuais falhas. A micropigmentação está sendo um meio da estética para aqueles que desejam consertar falhas na pele ou melhorar retoques com o passar do tempo. A duração do procedimento é de no máximo 2 anos, um benefício que garante naturalidade da região, uma vez que, atingindo a primeira camada da pele, o pigmento é absorvido rapidamente pelo organismo, não havendo mudança de cor. A Ana Paula Miranda explicará esse processo.

 

Micropigmentação e tatuagem são a mesma coisa? Fale sobre isso?

Esse é um questionamento bem pertinente, e até um certo ponto comum entre minhas clientes. Sendo bem direta a resposta é: NÃO! Apesar de princípio ser o mesmo (introdução de pigmentos sob a pele), a tatuagem tende ser “permanente”, já a micropigmentação tem uma duração média de 1 à 2 anos. Isso se deve a profundidade em que depositamos o pigmento, na Micropigmentação ele está localizado logo abaixo da EPIDERME, zona em que ocorre uma periódica renovação celular e, por conseguinte, atenuação gradual do pigmento ali depositado, já na Tatuagem o pigmento fica na DERME, camada que praticamente não apresenta renovação celular, logo, não há depuração desse pigmento e ele permanece inalterado.

 

Quais são as vantagens?

A principal vantagem, sem dúvida alguma, é a harmonização da sobrancelha com o restante do rosto. Ao adotar princípios do VISAGISMO, adequamos o design das sobrancelhas ao restante da face, favorecendo a simetria e, conseqüentemente, tornando o rosto mais atraente, isso de forma duradoura, de 1 à 2 anos. A cliente também não se preocupará  com suas sobrancelhas ao maquiar-se, pois elas já estarão com desenho e coloração corretas, acarretando uma maior praticidade em seu dia-a-dia. Clientes com falhas pilosas nas sobrancelhas ou perdas acarretadas por alopecia local, também serão beneficiadas por essa técnica.

Tenho alergias, posso me submeter ao procedimento de micropigmentação?

SIM, os pigmentos utilizados são HIPOALERGÊNICOS, a base de DIÓXIDO DE TITÂNIO, logo a taxa de qualquer tipo de reação alérgica acontecer e baixíssima, e se ocorrer ela será extremamente branda, em minha vivência profissional ainda não  presenciei nenhum evento significativo relacionado a esse tipo de estresse. Saliento que, preventivamente, as clientes recebem uma pomada a base de betametasona e cetoconazol a fim de evitar possíveis reações, elas recebem orientações de como utilizá-la nos cuidados pós-procedimento.

Como saber se vou gostar do resultado da micropigmentação?

É uma dúvida pertinente e frequente entre as clientes, mas tranquilizo logo no início do nosso atendimento, realizamos todo o desenho prévio antes de efetivamente micropigmentar a pele, e só iniciamos depois que a cliente aprova o design e técnica. Com isso maximizamos a satisfação das nossas clientes, caso ocorra pequenas falhas, corrigimos em sessões de retoque após o processo cicatricial, porém ressalto que minha taxa de retoque é bem baixa,  cerca de 15% das minhas clientes solicitam retoque.

Quanto tempo leva o procedimento de micropigmentação?

Como dito anteriormente, o pigmento fica numa região da pele com certa atividade mitótica (divisões celulares responsáveis pela renovação do tecido), quanto maior essa atividade mais rapidamente o pigmento será depurado, em peles “oleosas” a duração também costuma ser menor, assim, em média, a micro pigmentação dura de 1 a 2 anos, de acordo com o tipo e metabolismo da pele de cada cliente.

É verídico que vou perder meus pelos?

Isso é um grande MITO, pois a agulha do Dermógrafo atinge somente a camada logo após a EPIDERME, enquanto o bulbo capilar (anexo epitelial responsável pela produção do pêlo) situa-se na HIPODERME, camada mais profunda da pele.

O procedimento proporciona uma coloração saudável e natural à boca, além de redefinir o contorno?

Tratando-se de micropigmentação labial o objetivo principal da técnica é corrigir pequenas imperfeições e conferir contorno e coloração adequados aos lábios da cliente. A coloração labial, seja pela deposição fisiológica de melanina (ou ausência dela) tende a levar a cor dos lábios a tons mais “púrpuras” ou “pálidos” demais, buscamos corrigir e neutralizar esses tons, assim como definir o contorno da boca. Muitas das vezes somente com isso as clientes ficam satisfeitas e optam por não realizar procedimentos mais invasivos, como é o caso do preenchimento labial.

O processo de escolha do tom junto com a cliente, identificando seus gostos ( se ela prefere uma cor mais alaranjada, rosada ou avermelhada ) e que combine com o seu tom de pele. Como é feita?

Inicialmente conversamos a fim de entender o gosto da cliente, em seguida , de maneira didática, explico como funciona a deposição do pigmento, o quanto fica, o quanto vai ser expulso, e  o resultado final esperado. Assim chegamos a um “denominador comum”, sempre com foco na satisfação da cliente, sem perder de vista a harmonia dos elementos da face.

Dentre os cuidados pós-procedimento está o uso da pomada cicatrizante? Quais os devidos cuidados a paciente terá? 

Indicamos a utilização de hidratantes labiais específicos que otimizam a cicatrização fisiológica, evitar retirar as casquinhas, não usar batom na primeira semana e manter sempre a região bem limpa. Dessa maneira buscando sempre o resultado mais natural possível.

Por que a minha micropigmentação durou menos que a da minha amiga?  Existe diferença da aceitação de pele de uma paciente para outra?

Como já mencionado anteriormente, o metabolismo de cada pessoa e seu tipo de pele estão intimamente ligados a duração da micropigmentação. Normalmente em pessoas de metabolismo mais “acelerado” e peles “oleosas” o procedimento tem uma duração menor, porém ele costuma durar bastante, nesse período sessões de retoque poderão ser necessárias a fim de aumentar a durabilidade do referido procedimento.

Onde encontrar: 

Rua 29, 1194- Pq 10 ( próximo a bola do Mindu ou Rua Maria Esther Teixeira- Manaus.

Instagram: @anapaulamiranda_fisio

Compartilhe

Artigos Relacionados

Gabriel Soares