Até onde pode ir a criatividade de alguém que cozinha? Acredito eu que até os rincões mais profundos da sua alma. Só mesmo assim para definir esses chefs, mestres da gastronomia, que levam à mesa pratos com ingredientes já conhecidos, mas preparados de forma tão original e reunidos numa mistura inusitada, porém equilibrada, como diz minha amiga e gastrônoma Sofia Bendelak, que se convertem em uma experiência de sabores sem igual.
Foi assim com os pratos de Luiz Macieira, no Algarve, os de Tiago Bonito, em Amarante, e agora com o menu degustação do chef com uma estrela no guia Michelin, Julien Montbabut, que comanda a cozinha do Le Monument, restaurante do hotel cinco estrelas Maison Albar Le Monumental Palace (Avenida dos Aliados, 151), na cidade do Porto, em Portugal. Com vocês, uma viagem ao universo do francês que adotou Portugal como lar.
Um livreto informa o que vem pela frente: 14 pratos, em um menu harmonizado com seis vinhos. Quem dá as boas vindas no menu/livreto é o próprio chef Julien Montbabut, avisando que a experiência daquela noite será sensorial e a proposta é deixar o cliente com saudades ao final de tudo.
E não tem como esquecer: da delicadeza dos pratos, do sabor apurado e da leveza dos molhos. Enfim, do equilíbrio com que Julien conta, em criações gastronômicas, suas viagens por Portugal – do Norte aos Açores. Então se prepare para muitos pratos com frutos do mar, como o lavagante azul (um tipo de crustáceo), cozinhado em rama de videira, agrião, com molho de vinho tinto do Douro, que vem em uma caixa sendo defumado na hora de ser servido ao prato. E como se não bastasse, a sapateira (caranguejo), com mostarda Savora e yuzu que fazem um casamento inseparável de sabores.
Ainda há pratos que ultrapassam o criativo e surpreendem, como o Aula de Surf, que traz mariscos banhados com água com sabor de mar e algas, que vem separada do prato, em uma garrafa de vidro, e que é colocada na hora de se comer, pela gentil Mariana, nossa guia nessa experiência. Aliás, parte do sucesso do menu está na apresentação dos pratos e no serviço impecável do time de atendentes, que fazem você submergir na viagem gastronômica.
Do mar para a terra, destaque para a gema de ovo confitada, cercada de cogumelos e com caldo de cerveja preta. Esse prato é para pedir para repetir! E o cabrito de Trás-Os-Montes, com berinjela e molho de carne segurelha. Tudo perfeito: sabor, ponto da carne e molho.
Sim, a cozinha é totalmente francesa, sem influência da culinária molecular, em pequeninas porções e impecável na apresentação. “Faço isso mesmo: comida francesa, com ingredientes e sabores portugueses. Mas é tudo feito artesanalmente e vamos em uma incessante pesquisa, porque quero que as pessoas sintam o sabor de verdade”, explica Julien, que depois de tudo servido vem de mesa em mesa gentilmente ouvir a opinião dos clientes.
O menu ainda inclui sobremesas e pães com manteiga de algas feita pelo chef. E sim, deixa saudades. A experiência custa 130 euros por pessoa, já com os vinhos harmonizados.
Para reservar basta acessar: www.maison-albar-hotels-le-monumental-palace.com/pt/page/le-monument.3809.html
Até a próxima!