UM DIA POR VEZ

 

Se alguém tem a capacidade de renascer das cinzas como uma fênix, essa pessoa com certeza é Elisama Brito. A empreendedora social e enfermeira enfrenta com maestria os problemas e dificuldades do dia a dia, potencializando sua marca nos negócios e na vida pessoal. O segredo do sucesso? A habilidade de não se perturbar pelo mau tempo e viver um dia de cada vez.

“Costumo seguir esse mantra porque nunca sei o dia de amanhã. Quem sabe é Deus. Quando você confia nele, começa a viver melhor e passa a realmente ter mais paz no coração. Há dias em que tenho um pouco mais de aflições, mas começo a lembrar que é Deus quem dirige tudo. A minha fé em Deus é o que me dá forças para continuar, porque sei que o amanhã será melhor. Eu entrego todos os meus projetos na mão de Deus”, pontua Elisama.

E a decisão tem gerado bons frutos. Ela realiza diversas ações que buscam contribuir com a sociedade, fortalecendo o vínculo de projetos sociais com o estabelecimento Super Nova Cidade (@supernovacidadeam), iniciado por seu esposo, Francisco Araujo há trinta anos, com quem é casada há dois anos. E no seu dia-a-dia profissional, ela mostra com sabedoria como lidar respeitosamente com seus clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros da empresa.

Por onde Elisama passa carrega consigo todo o seu conhecimento adquirido na área da Saúde, enquanto enfermeira há 13 anos e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) há dez.

“Trago comigo todos os saberes de liderança, educação, comunicação e a capacidade de ouvir o outro pra lidar com os problemas diários. Hoje, sou apaixonada por esse mundo dos negócios, sempre em busca de mais conhecimento”, destaca a empreendedora.

De acordo com Elisama, o êxito no empreendedorismo está em alguns fatores, incluindo resiliência, força de vontade e vocação (dom). Outro destaque fica por conta do poder de escuta. 

“Garanto que, muitas vezes, o colaborador aguarda ansioso que você apenas passe por ele e dê um “Olá, bom dia! Tudo bem?”, olhando para seus olhos e mostrando realmente interesse em saber como ele está. Ou então que o chame um dia para consultar sua opinião e/ou estratégia. A valorização profissional vai além de você destacar, festejar ou premiar um colaborador”, observa.

Capacidade de se reiventar

Tendo sido diagnosticada com Miastenia Gravis (doença autoimune em que a comunicação entre os nervos e os músculos é afetada e causa fraqueza muscular generalizada grave) logo após a graduação de Enfermagem, Elisama sempre buscou se manter ativa e interessada na vida. “A minha doença é como viver em uma montanha russa. Mas se hoje estou melhor vou aproveitar para fazer o que gosto. Se amanhã não estou tão bem vou respeitar meus limites.”

 

 

 

Ela passou em primeiro lugar no processo seletivo do mestrado, publicou capítulos de livros e artigos em revistas científicas, faz parte do grupo de membros fundadores da Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais (RETE), participa voluntariamente de grandes projetos sociais – como com instituições que apoiam e são lar de crianças e mulheres com câncer (GAAC – AM e Lar das Marias), dentre outros – e ainda ensina crianças de sua igreja. 

Elisama tem certeza que é um milagre, depois de várias internações graves em UTI, “Tenho certeza que hoje estou aqui viva para mostrar para as outras pessoas que elas podem fazer mais e viver bem, fazendo o bem para o próximo”, salienta.

A capacidade de se levantar após a queda faz com que Elisama sirva de inspiração para diversas pessoas. “Ouço de pessoas mais próximas que sou guerreira, que usam meu exemplo para se animar e seguir em frente. Ouvir esses relatos me fez perceber que estou no caminho certo, devo sim falar do que vivo para inspirar outros. Cair é normal. Você não precisa se culpar por isso. O segredo está em se levantar”, enfatiza.

A empreendedora deixa claro que há apenas duas opções na vida: olhar pelo lado positivo ou negativo da situação. “Se for pelo negativo vamos até ter mais trabalho, pois uma hora teremos que recalcular a rota. É exaustivo ser negativo. Por isso, o melhor é respirar fundo e seguir em frente”.A empreendedora deixa claro que há apenas duas opções na vida: olhar pelo lado positivo ou negativo da situação. “Se for pelo negativo vamos até ter mais trabalho, pois uma hora teremos que recalcular a rota. É exaustivo ser negativo. Por isso, o melhor é respirar fundo e seguir em frente”.

 

Onde Encontrar:

@elisamabrito_oficial

Compartilhe

Artigos Relacionados