O turismo na Amazônia é algo único, você já deve saber. Imergir no pulmão do mundo é descobrir, a cada momento, a magia dos processos da natureza.

Com mais de 7 milhões de quilômetros quadrados, o bioma da Amazônia abrange sete estados brasileiros (entre eles o Amazonas), abriga mais de mil rios afluentes, grande biodiversidade e enorme reserva de recursos naturais — o que influencia diretamente o equilíbrio climático da Terra.

Por ser um destino tão vasto e diverso, a Amazônia também é versátil o suficiente para proporcionar mais de uma forma de descobrir seus encantos.

 

Turismo na Amazônia: o que você irá encontrar

Em algumas regiões, a Floresta Amazônica recebe influências de biomas como o Cerrado e o Pantanal. Isso permite que você aprecie, além das florestas, campos rupestres, campinas, matas secas, igapós, manguezais, ilhas, praias fluviais de areia branca, cachoeiras e riquíssimas flora e fauna.

Os rios da Amazônia, sem dúvida, constroem o melhor caminho para desfrutar dessa jornada. Mas você ainda pode ficar hospedado(a) em um hotel de palafitas, sobrevoar a região e até pernoitar no meio da selva.

 

Confira opções para conhecer o bioma da Amazônia!

Confira agora as três melhores maneiras de fazer turismo na Amazônia:

 

1. A bordo de um confortável veleiro

Seguindo o fluxo dos rios, você verá o Arquipélago de Anavilhanas, um arquipélago fluvial com mais de 400 ilhas – o maior do mundo. Durante a navegação, também é possível avistar de perto o belíssimo Encontro das Águas e ter a chance de visitar comunidades indígenas e ribeirinhas.

Os passeios por igarapés, afloramentos rochosos e bancos de areia são uma grande aventura, complementada por caminhadas pela mata, focagem noturna de animais, pesca esportiva, canoagem e rafting.

E você ainda vai passear em canoas motorizadas para visitar as vitórias-régias, magníficas e gigantes plantas aquáticas típicas da região.

 

2. Dormindo com conforto em meio à selva

Foto: Luis Gomes

Imagine observar o céu estrelado pela janela de seu quarto, dormir com o barulhinho dos rios, acordar apreciando a imensidão verde ao seu redor e sentindo os perfumes da mata. Existe algo mais a cara da Amazônia? Agora imagine tudo isso com todo o luxo e conforto possível.

O Cristalino Lodge é um hotel de luxo que busca aproveitar o melhor que a natureza tem a oferecer aos seus visitantes – e tudo sempre de maneira sustentável.

O local conta ainda com guias apaixonados pela natureza e bem preparados para dividir o conhecimento e respeito que têm pela Amazônia.

 

3. Em uma pousada flutuante

Foto: Eduardo Coelho

Imagine dormir como um local na Amazônia?

A pousada flutuante Uacari está situada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, na região do médio Solimões, e é a maior reserva florestal do Brasil. Por proporcionar uma experiência de imersão com conforto e ainda auxiliar na preservação dos recursos naturais, fauna, flora e cultura local, a Pousada Uacari já foi eleita como o melhor destino de ecoturismo do planeta.

Ela tem catorze trilhas na floresta, todas em áreas estratégicas para maximizar a possibilidade de observação da fauna e algumas desenvolvidas por pesquisadores locais.

Na época da cheia, você pode ainda passear de canoinha pelo Igapó, avistando diferentes espécies de primatas e outros mamíferos arborícolas, como guaribas, uacaris, macacos-de-cheiro e preguiças.

O Lago Mamirauá está situado no coração da zona de preservação total e funciona como berçário para algumas espécies aquáticas – durante o passeio ao lago, há chances de encontros com o boto cor-de-rosa e com o pirarucu.

 

Gostou de saber mais sobre como você pode conhecer todo o bioma da Amazônia?

 

Fonte: TERRAMUNDI