Trajetória Inspiradora

Após vencer a batalha contra a leucemia, a médica pediatra Samira Ribeiro se dedica a compartilhar conhecimento sobre a importância do autocuidado.

 

Superação e resiliência marcam a jornada da médica pediatra e palestrante Samira Ribeiro, que precisou interromper toda sua rotina após ser diagnosticada com leucemia no início de 2019. Com a doação de medula, ela venceu a batalha contra a doença e hoje se dedica a participar de diversas campanhas de incentivo à doação do tecido líquido e a informar sobre a importância do autocuidado.

“Agora, olho para trás e vejo o cuidado de Deus em toda minha vida, pois tudo realmente estava desenhado e alinhado para que eu conseguisse vencer este deserto. Desde jovem, sempre fiz exercícios físicos, procurei ter uma alimentação saudável. Além disso, moro próximo aos meus pais, que puderam estar próximos dos meus filhos durante o meu tratamento. Então percebo que devemos encarar os desafios como preparação para as etapas seguintes da vida”, observa.

 

De acordo com a mentora de médicos – que auxilia diversos profissionais da saúde a escolherem a especialidade para terem uma carreira bem-sucedida –, a luta contra a doença fez com que ela valorizasse ainda mais cada momento da vida e passasse a viver intensamente cada instante.

Com apoio da família, especialmente do marido e dos filhos, Samira passou por sessões de quimioterapia e radioterapia em São Paulo para se preparar para o transplante. No dia 03 de outubro de 2019, após encontrar um doador 98% compatível no banco de medula, foi submetida ao procedimento com sucesso.

“Depois de nove meses de tratamento na capital paulista, pude voltar para os braços da minha família em Manaus, com saúde e muita gratidão a Deus, ao Eduardo [doador], a toda equipe do hospital e, claro, à minha família, ao meu marido e a todas as pessoas que oraram e doaram sangue, fizeram campanhas”, enfatiza.

Segundo ela, depois de ter vencido todo esse processo, não há mais como se abalar por pequenas coisas. 

 

Onde encontrar:

Instagram: @samiraribeiro

Compartilhe

Artigos Relacionados