Tradição e progresso na dermatologia

Com mais de 20 anos de profissão, Thomazia Lima de Miranda Leão (SBD, CRM-AM: 4861/RQE: 3206) e Alcidarta dos Reis Gadelha (SBD, PHD, CRM-AM: 707/RQE: 83) nutrem uma paixão pela dermatologia antes mesmo de se formarem em medicina e todos os seus conhecimentos são aplicados na Atho Derma.

 

Além da paixão pela dermatologia, quais foram os principais desafios na carreira de ambos?

A paixão pela dermatologia aconteceu antes mesmo de nos formarmos em medicina. Fomos atraídos por essa especialidade em consequência do enorme número de doenças que na época somavam mais de 2.000, sem um tratamento eficaz. Os grandes desafios foram relacionados à adequação à nova realidade de atuação dermatológica, tornando-nos não só mais preparados, como também familiarizados com as novas e modernas formas de comunicação com os pacientes.

 

Quais são hoje os principais projetos desenvolvidos na carreira dos conceituados doutores?

Continuaremos a manter o alto padrão de atendimento da Atho Derma, de maneira ética, moderna e personalizada. Utilizando o que há de melhor e mais eficaz no tratamento das afecções dermatológicas e no rejuvenescimento das pessoas, deixando-as mais confiantes e mais felizes.

 

Qual o significado do nome Atho Derma?

Com o objetivo de ter uma marca forte e com posicionamento da imagem no mercado, a Dra. Thomazia idealizou a criação da logo AthoDerma. A letra A é de Alcidarta e as letras Tho de Thomazia, porém, mais do que isso, Atho significa ato médico e união. Derma vem de pele. O conceito ficou voltado para uma clínica que cuida das doenças e da beleza da pele com equipe altamente capacitada e com modernos equipamentos.

 

Qual o diferencial da Atho derma para outras clínicas de Dermatologia?

Além dos dois dermatologistas, Dra. Thomazia e Dr. Alcidarta, profissionais de alto gabarito e com RQE (Registro de Qualificação de Especialidade no CRM), a Atho Derma possui vários equipamentos de última geração para diagnóstico e tratamento dermatológico. Acreditamos ser uma das raras clínicas de Dermatologia no Brasil que tem um laboratório para exame histopatológico (microscópico), por isso o resultado sai rapidamente em 2-3 dias úteis e o diagnóstico é muito mais preciso. Além disso, a clínica tem um aparelho altamente sofisticado para exame Dermatoscópico da pele, unha e cabelo, com análise digital. Para tratamento a Atho Derma disponibiliza a seus pacientes várias técnicas, além de equipamentos modernos e eficientes.

 

Quais são os principais avanços e novidades hoje em dermatologia clínica Atho Derma?

Vivemos tempos de grandes avanços no diagnóstico, tratamento e mesmo prevenção de doenças, implantados na Atho Derma, graças a participação em congressos internacionais como o da Academia Americana de Dermatologia em Washington e no Congresso Mundial de Dermatologia, em Milão. Destacamos os modernos peelings clareadores como o de Cisteamina e o Black Peel para melasma, técnicas e ativos modernos para tratamento da queda de cabelo, os fios para sustentação e estímulo do colágeno, melhorando, imediatamente, a pele caída (ptose).

Outro destaque foi a redução da flacidez e de gorduras localizadas da face, pescoço e de outras áreas, sem cortes, realizada com potentes equipamentos de ultrassom micro e macro focado, enfim, são tantos os avanços que é impossível sintetizá-los, sem esquecer alguns não menos importantes.

É relevante salientar, também, os melhores resultados obtidos com novas formas e novos planos de aplicação de preenchedores, bioestimuladores e de toxina botulínica, dando à área tratada não só um aspecto mais jovial, porém mais gracioso e mais belo, sem perder a naturalidade. E, com certeza, aguardem mais e melhores novidades em 2021.

 

Além de rejuvenescimento, quais são os tratamentos mais procurados na clínica?

Queda de cabelo, acne, rosácea, estrias, alergias, psoríase, vitiligo entre outros.

 

Quais são as mais recentes tecnologias para rejuvenescimento?

O ultrassom micro e macro focado para gordura localizada, melhora da flacidez, da textura e da qualidade da pele. Lasers, fracionados ou não e luzes especiais para manchas como o melasma e as manchas solares, rugas, cicatrizes, poros dilatados, alopecias e vasinhos dilatados. O microagulhamento robótico, com ou sem radiofrequência e a introdução na pele de medicamentos para tratamento de diversos problemas como queda de cabelo, vitiligo, estrias e cicatriz de acne são muito procurados pelos pacientes.

 

E falando de rejuvenescimento, automaticamente lembramos de bem-estar e longevidade. Quais são as orientações básicas?

É perceptível que a projeção de vida de todos nós está aumentando e não basta viver muito, mas sim ter uma vida ativa e com qualidade. Muitos já sabem, todavia, algumas medidas possíveis de se realizar não são aplicadas como reduzir o estresse, combater o sedentarismo, evitar cigarros e bebidas alcoólicas, sobretudo em excesso.

Se possível e não contraindicada, fazer reposição hormonal, ler e estudar sempre e trabalhar com alegria e dedicação, amando sempre o que se faz. No caso da pele, evitar o excesso de exposição ao sol sem proteção adequada, mas, sem negligenciar os níveis sanguíneos de Vitamina D, pode reduzir não somente o aparecimento de câncer e de outras doenças, como também de rugas, manchas e de flacidez da pele.

 

Como funciona o tratamento de reestruturação facial que os senhores fazem nos pacientes?

Primeiro faz-se um diagnóstico preciso das causas das alterações que incomodam a pessoa, como queda da sobrancelha, flacidez, rugas, sulcos pronunciados, queda da ponta do nariz, assimetrias, lábios pequenos, olheiras, etc. Depois, propõem-se os métodos de tratamentos mais adequados e individualizados: fios, ultrassom, MD Codes, Microagulhamento robótico, infusão de medicamentos ou sessões de lasers, entre outros.

 

Para ter uma pele bonita e saudável é necessário investir em uma boa rotina de cuidados. Quais cuidados importantes devemos ter?

Recomendamos o uso de fotoprotetores e cosméticos de acordo com o tipo de pele. Há, ainda, produtos que diminuem a oleosidade ou hidratam a pele seca, amenizam rugas e melhoram a qualidade de pele que devem ser usados, após orientação do dermatologista. Todos os tipos e tons de pele precisam e merecem atenção especial.

 

Mas, e quando a diferença está também nos cromossomos, os cuidados para pele são os mesmos?

De maneira geral sim. Porém, há algumas diferenças, dependendo de seus hábitos, como o de ter barba grande, usar camisas de manga comprida, etc. O homem procura muito o dermatologista para queda de cabelo e o tratamento é um pouco diferente do que é feito na mulher. Os homens preferem veículos mais fáceis de aplicar como os sprays e, obviamente, sem base.

 

Um dos recursos mais populares nas clínicas de estética atualmente é a toxina botulínica. A substância é ideal para ser aplicada em quais casos?

Hoje, além da clássica aplicação para rugas dinâmicas, como as da testa, a toxina botulínica vem sendo cada vez mais usada para outros fins, como relaxamento de músculos do pescoço, para rejuvenescimento e melhora da vermelhidão facial e para reduzir o excesso de suor nas axilas, mãos e até na genitália.

 

A partir de qual idade é aconselhável começar as aplicações?

Após os 18 anos. Hoje muitos jovens estão procurando a aplicação do botox para evitar o aparecimento de rugas profundas como as da glabela (porção entre as sobrancelhas).

Em tempo de “Dr. Google” e de muitas selfies, as pessoas estão mais vaidosas e costumam seguir orientações e receitas indicadas na internet.

 

Qual o risco disso?

Nem tudo está certo ou errado. Porém, as melhores orientações devem ser feitas por especialistas capacitados, de maneira individualizada e examinando a pele clinicamente ou com aparelhos e luzes especiais. Um diagnóstico preciso é o primeiro e essencial passo para se cuidar, adequadamente, da pele.

 

Quais são as tendências hoje em termos de tratamentos antienvelhecimento? O laser é a principal delas?

Os lasers possuem um papel de destaque, pois tratam diversos problemas como cicatrizes, rugas, estrias, vasinhos, rosácea, manchas como o melasma, tatuagens, sinais e tantos outros. Vieram se juntar aos lasers outros equipamentos como os de radiofrequência, de luzes emitidas por diodo, o ultrassom micro e macro focado e os aparelhos que usam agulhas para facilitar a introdução de medicamentos na pele. Agora, muitas pessoas buscam um rejuvenescimento imediato e sem downtime, isto é, sem perda de horas de trabalho, de rápida execução, mínimo desconforto e baixíssimo índice de complicações. Os fios de sustentação, por preencher esses requisitos, têm sido bastante procurado na Atho Derma. Fizemos alguns protocolos chamados na Atho Derma de “FAST AND LIGHT”, rápidos e suaves, minimamente invasivos, mas, que oferecem resultados evidentes.

 

Os cuidados após um procedimento dermatológico são tão importantes quanto o procedimento em si. Quais foram os avanços nesta área? Como sensibilizar o paciente quanto à importância desses cuidados?

Na Atho Derma costumamos repetir e, muitas vezes, passar informações por escrito aos pacientes como, dependendo do tipo de procedimento, evitar esforços físicos por alguns dias, exposição ao sol ou uso de determinados medicamentos. O resultado depende também da cooperação do paciente e do seguimento correto das recomendações.

 

Muitas pessoas têm medo de procedimentos estéticos, pois se deparam com rostos muito preenchidos. Que conselho dá para quem tem esse receio?

Hoje o mais importante é tentar conferir à área tratada, um conjunto harmonicamente proporcional, jovem e natural, evitando os excessos.

 

Como vocês fazem para sempre estar atualizados com o crescimento de opções em uma área tão dinâmica e inovadora?

No início, a dermatologia era puramente clínica, cabendo ao médico especialista diagnosticar as doenças da pele, unhas e cabelos e tratá-las com medicamentos aplicados na pele ou sistemicamente (oral, injetável). Éramos excelentes “diagnosticistas”, mas oferecíamos baixa resolutividade, já que não realizávamos tratamentos cirúrgicos.

O desenvolvimento da cirurgia dermatológica, principalmente após a criação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, há mais de 30 anos, a comercialização de novos equipamentos como os lasers, os de ultrassom, radiofrequência e muitos outros e a demanda crescente dos pacientes por procedimentos estéticos, obrigaram a mudar o perfil de atuação do Dermatologista.

Profissionalmente como casal, participamos de congressos e cursos nacionais e internacionais. A aquisição de modernos aparelhos e a capacitação constante e crescente na realização de procedimentos estéticos e cirúrgicos ampliaram, sobremaneira, a nossa atuação como dermatologistas na cura ou no alívio das doenças e na promoção da beleza e do rejuvenescimento, aumentando a autoestima dos pacientes.

 

O que temos de novidade para tratamento corporal completo na Atho Derma?

Recentemente trouxemos a CM SLIM que tem 2 aplicadores que são colocados sobre as áreas que vão ser trabalhadas como abdômen bumbum, coxas, braços ou pernas.

Uma vez ligado, o CM SLIM libera um campo eletromagnético focal, isto é, localizado, que, passando através da pele e gordura, vai estimular o músculo a produzir, involuntariamente, múltiplas, intensas e contínuas contrações. Estudos têm demonstrado que os músculos abdominais aumentam de espessura em média de 15 a 16% após um a dois meses dos tratamentos com CM SLIM. Além disso, as contrações musculares liberam ácidos graxos livres que rompem e desintegram os depósitos de gordura. Cerca de 19% da gordura abdominal é eliminada com sessões de CM Slim. Para mais informações sobre esse tratamento agende uma consulta para avaliação física e sua bioimpedância na Atho Derma.

 

 

Onde encontrar:

Av. Jornalista Umberto Calderaro Filho, 455, Ed. Cristal Tower, salas 910 – 917

Instagram: @atho.derma
(92) 3584-1812 / 9 9288-5343

Compartilhe

Artigos Relacionados