Aos 30 anos, Antônio comanda empresas tanto no Brasil como no exterior e todas oferecem serviços de manutenção, infraestrutura, tecnologia e transporte para bancos, além de ser um especialista que usa o próprio exemplo para ensinar pessoas.
Ainda na infância nasceu o talento de Antônio Costa Souza para o empreendedorismo. Aos cinco anos percebeu que um de seus brinquedos era sucesso entre os amigos, a intuição de quem já sabia negociar guiou o raciocínio: criou uma tabela de valores para negociação. Esse foi o ponto de partida para quem sabia o que queria da vida: aprender muito, negociar e conquistar o sucesso.
Daquele momento em diante se empenhou nos estudos e acumulando muitos cursos. Aos 13 anos estava entre as dez crianças, escolhidas entre milhares, para participar de um curso de capacitação para o mercado de trabalho em Suzano, no estado de São Paulo. O resultado foi seu primeiro emprego, na área de contabilidade e finanças, na multinacional Komatsu.
Aos 14 anos abriu sua primeira empresa de serviços de motoboy, no nome de sua mãe e de um amigo, já que ainda era menor de idade. Aos 17, durante uma visita a sua cidade natal Marabá, no Pará, viu na falta de estrutura e mão de obra do comercio de tecnologia bancaria uma oportunidade de negócio e abriu sua primeira prestadora de serviços tecnológicos. Hoje, aos 30 anos, Antônio comanda 4 empresas oferecendo serviços de manutenção, infraestrutura, tecnologia e transporte para bancos, entre outros.
Antônio acredita que um grande diferencial para se tornar um empreendedor é nunca desistir dos seus sonhos e não deixar ninguém te abalar com palavras negativas.
Quando falamos sobre o maior desafio encontrado até hoje como empreendedor, Antônio nos conta que a princípio foi a pouca idade, pelo fato de ser muito novo, não acreditavam em seu potencial, levou muitos não, e teve uma certa dificuldade de administrar o próprio negócio, não tinha muita autoridade mais com o tempo foi a conquistando.
Depois de estabilizados seus negócios, teve uma superação plausível de 2 infeliz golpes, e até os dias atuais o meu maior desafio continua sendo buscar grandes parcerias no mesmo nível da empresa.
Aos 13 anos, nosso jovem empreendedor teve uma oportunidade de fazer parte de uma grande empresa. Era um jovem diferenciado dentro os outros, pelo fato de ser o único que falava mandarim, foi conquistando aos poucos a confiança dos donos e com isso eles viram uma oportunidade, dando-lhe a chance de abrir uma empresa. Partindo disso foi algo que aconteceu naturalmente, verificou uma falha em um determinado setor no mercado de trabalho e abriu sua própria empresa: Flash Moto, no nome da sua mãe, por já ter amigos que tinha habilitação e motos, contratou e abriu a sua empresa.
Antônio Costa, que também é diretor do grupo Nodel Limited, comenta que o ano sob o ponto de vista estratégico foi excelente, pois o mercado buscou soluções criativas e mais rentáveis. “Trabalhamos na consolidação de projetos e buscamos novos nichos de mercados. Foi um ano de muita intensidade com participações em eventos, revistas e foco no relacionamento, entre eles, a Revista do SINDILUB, uma das nossas mais representativas presenças, tanto na questão estratégica de visibilidade corporativa quanto na divulgação de nosso trabalho junto ao segmento de revenda de lubrificantes”, ressalta.
Ao tratar de suas perspectivas para 2020, o empresário comenta que são excelentes, pois todo o investimento já começa a gerar resultados com fechamento de contratos e novas parcerias. Conta ainda que ampliou a participação em outros segmentos, inclusive em outros países, por entender que seu segmento e expertise podem ser aplicados também em outros países. “Estamos acelerando nossa reestruturação com nova sede em São Paulo e ampliando as instalações em outros estados. Nós do Grupo Bank Tecnologia estamos confiantes e desta forma investindo bastante no desenvolvimento de nosso negócio e por consequência, no nosso Brasil”, afirma.
Perguntamos quais métodos foram desenvolvidos para encorajar as pessoas a serem mais criativas. Antônio nos passou algumas dicas. Confira:
1. Através das redes sociais, alcançar o máximo de pessoas possíveis, para as ajuda-las.
“Da vida não se leva nada, só se deixa o seu legado”
2. Procure sempre que possível ajudar o próximo com o seu conhecimento.
3. Passe o seu conhecimento através de palestras e workshops utilizando o próprio exemplo de vida, sempre tentando ajudar o máximo de pessoas.
“Começamos esse caminho pela vontade de deixar nossa marca. Os desafios na vida de uma pessoa são constantes, por isso não me arrependo de nada e dou valor a cada momento e desafio que vivi. Para conquistar é preciso fazer, pensar e agir. Tudo o que se quer pode ser alcançado com técnica e determinação”, afirma.
Inovação ainda é um termo muito distante do cotidiano de milhões de pequenos empresários. Nosso empreendedor nos fala que para o pequeno empresário, o primeiro passo é a motivação da sua equipe. Assim todos se ajudam e acabam não precisando de grandes parceiros, um funcionário com boas ferramentas e as necessárias para trabalhar, sempre sendo incentivado ajuda. A inovação e criatividade precisam fazer parte da cultura da empresa. Acaba se tornando uma série de fatores para estimular e aplicar as soluções.
Quanto as expectativas de abertura de novas unidades em Brasil, Antônio nos conta que atualmente, tem negócios em todo o Brasil o seu conhecimento e estabilidade lhe permite investir em novos artistas, festivais e arte em geral. Entre suas novas empreitadas está o projeto “Brazuca Day”, que pretende levar a cultura e culinária brasileira para Escandinávia, e, quem sabe, virar um apresentador de TV?!
Antônio Costa, apesar de jovem e de ter uma carreira sólida na área de segurança privada e tecnologia, afirma que sua paixão pela arte fez com que ele investisse na carreira de alguns nomes, e a ideia de levar brasileiros para se apresentarem para brasileiros, é decorrente, não só da carência destas apresentações fora do País, mas também por que o Brasil está ficando pequeno para o enorme sucesso que alguns profissionais estão alcançando pelas bandas de cá!
Texto: Assessoria Em Visão
Fotos: Luis Vilela – Instagram: @LuizVilela