Todos contra a Influenza (Gripe) 2019

By  |  0 Comentários

A Influenza, conhecida popularmente como gripe, é uma doença respiratória causada pelo vírus da influenza. Existem  dois tipos principais de vírus da influenza causadores da gripe: tipos A e B responsáveis pelos surtos que ocorrem durante a sazonalidade desta doença, ou seja, é uma doença infecciosa respiratória, que tem maior incidência em períodos de menores temperaturas ou de chuvas. O vírus da Influenza  pode ser dividido em sub-tipos dependendo dos genes que compõe a sua superfície proteica, sendo assim em uma época de sazonalidade da doença podemos ter os tipos A, B e seus sub-tipos circulantes.

Estamos desde a segunda semana de fevereiro deste ano vivenciando, um período de maior circulação do vírus  Influenza A (H1N1) em nossa cidade. Causador de uma Sindrome Respiratória Aguda Grave levando pessoas a óbito.

O vírus da gripe se propaga através do contato com secreções das vias respiratórias de pessoas contaminadas. Desta forma para nos prevenirmos, é muito importante tomarmos algumas medidas.

Que são elas:

  •  A vacinação, um dos meios mais eficazes de proteção;
  • Evitar contato direto com pessoas doentes;
  •  Lavar as mãos com água e sabão, uso de álcool em gel para limpeza das mãos;
  • Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar usando sempre o antebraço; Evitar coçar olhos e nariz,;
  • Evitar aglomerações;
  • Manter ambientes arejados e superfícies que podem estar contaminados sempre limpos.

Os sintomas de uma gripe são diferentes de um resfriado comum.  Os sintomas incluem, febre, geralmente alta, dor de cabeça intensa, calafrios frequentes, cansaço extremo, leve a moderada dor de garganta, dores musculares intensas assim como ardência nos olhos.

Na grande maioria dos casos o tratamento é sintomático, ou seja o alívio dos sintomas da doença, porém ao se notar a exacerbação destes sintomas, é necessário ser avaliado por um profissional para a melhor condução. Para os casos de maior gravidade existe tratamento com uma medicação antiviral o TAMIFLU, medicamento seletivo para o tratamento de Influenza.

Todos os anos temos vírus da influenza circulando pelo mundo a fora, é necessário mantermos a vacinação contra gripe em dia, ou seja, todos os anos devemos nos vacinar, isto devido aos subtipos de vírus influenza A e B circulantes, assim  é feita a recomendação pela OMS (organização Mundial de Saúde) das vacinas a serem utilizadas para cada temporada.

Dra. Amanda Alecrim de Souza

Médica Clinica Vacinar

CRM-AM 5846

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.