Time is over: Decoração Express

O século XXI está a todo vapor no quesito tecnologia, porém grandes desafios ainda vêm pela frente. Paz entre os povos, equilíbrio emocional para aguentar as pressões do dia a dia, mais tempo livre, alimentos mais naturais e orgânicos, água potável e, é claro, sustentabilidade. Tudo isto faz o profissional ter que se especializar e olhar para as novas formas de consumo, balanceando as necessidades dos clientes com a sua criatividade. Por falar em especialização, tivemos a oportunidade de obter conhecimentos no assunto com uma profissional extremamente qualificada e especializada no assunto. O nome dela é Adriana Verão, arquiteta de Interiores e Coach, formada pela Uniderp- MS e Sociedade Brasileira de Coaching e compartilhará com os leitores da Em Visão um pouco dessa nova tendência.

Segundo ela, a nossa vida também vem sendo alterada, devido a alguns aspectos como: mobilidade urbana, cidades satélites, famílias unipessoais, estendidas, compostas, aumento da melhor idade, tecnologia e a escassez de recursos naturais. Todas estas mudanças se resumem em vencermos o tempo para termos mais tempo. Tudo isso influenciou no surgimento da nova tendência de consumo: decoração rápida, onde através de conhecimentos técnicos do arquiteto e pesquisa de materiais, obtém-se rapidez com qualidade. Dentro das normas técnicas de desempenho.

Esta nova especialidade de trabalho em arquitetura de interiores, envolve pesquisa, logística, planejamento financeiro e conhecimento de materiais. Praticidade, funcionalidade e sustentabilidade são fundamentais para ganhar-se tempo. Os materiais também fazem toda a diferença, afinal com a quantidade de matérias primas disponíveis de infinitas composições de cores, padrões, densidade, tamanhos e formatos, cabe ao arquiteto pesquisar e desenvolver fornecedores para apresentar um resultado inovador para o seu cliente, diz a arquiteta.

Ela ainda acrescenta que a criatividade é o ponto máximo do profissional de arquitetura de interiores, porém tudo deve ser muito bem pensado e estudado. A grande experiência, conhecimento técnico e bons fornecedores também podem ser fatores diferenciais. O estudo do comportamento humano, da comunicação eficaz, criando rapport e sintonia, ajuda na empatia com o cliente, tudo isso possibilita alcançar resultados mais rápidos. O arquiteto tem que entrar no coração deles para fazer a diferença em suas vidas.

Tendências da decoração rápida:

Quando falamos em decorar com mais rapidez um ambiente, nos deparamos com várias formas e conceitos diferentes. As que estão em alta no mercado segundo Adriana são:

Home relooking: “Felizes com pouco”. Melhorar um ambiente com decoração rápida, dando soluções fáceis de serem executadas é a tarefa do profissional nesta tendência. A experiência e conhecimento de uma boa quantidade de opções de matérias primas facilitam a execução. O atendimento é mais focado e o cliente acaba participando do processo, que em muitas vezes, era apenas supervisionado pelo profissional. Quem seria este potencial consumidor? Aquele que quer mais por menos. Já os pontos fortes neste processo criativo são: o uso das cores, luz, adesivos, papel de parede e tecidos. Modificar móveis existentes, usando proporcionalidade e criatividade são exemplos do home relooking. Não se trabalha a estrutura, mas sim ideias para economizar tempo e dinheiro.

Home Stage: “Marketing imobiliário”. Seria uma espécie de apresentação teatral na fase da venda de um imóvel. Gerar emoção ao comprador do empreendimento, criar sonho e desejo, apresentando ao cliente o imóvel que ele idealiza para a família, são os objetivos desta técnica. Aplica-se a apartamentos na planta, e também construídos. Envolve o estudo da tipologia de base pelas construtoras, para analisar o maior tipo de flexibilidade possível de ambientes para a venda. Usa-se muito a marcenaria para aproveitar os espaços, além de possuir também os pontos fortes citados no home relooking.

Decor express: para o cliente que busca o serviço do arquiteto de interiores ou designer por um preço mais acessível, possuindo assim um serviço mais simples e mais rápido. Apartamentos ou casas de diretores e executivos de grandes empresas são exemplos de clientes potenciais desta tendência. Estes imóveis muitas vezes são alugados e precisam ser mais aconchegantes e glamorosos, sem grandes interferências na estrutura. Clientes que querem dar um novo olhar na sua decoração, trocando alguns objetos, melhorando o aproveitamento de espaços, sem gerar muitos resíduos, também se enquadram nesta tendência. Projetar, inovar, ver o que é importante e fundamental. Aqui os pontos fortes são: os materiais com tecnologia, que podem ser aplicados por cima sem quebradeiras, utilizando-se da colagem e uso de efeitos. Painéis translúcidos, adesivos, tecidos, descarte zero, pedras, mosaicos, porcelanato slim, pisos de madeira, pisos vinílicos, carpetes, entre outros, também são utilizados no processo de criação.

Encontre:

Adriana Verão

Fone: (92) 98210-0909

adrianaverao@me.com

Fan page : AdrianaVerao

Artigos Relacionados