Durante a quarentena, o aplicativo se tornou uma forma de passatempo, transformando-se em um fenômeno
O TikTok tem feito sucesso entre influenciadores e famosos. Trata-se de uma rede social focada na produção de pequenos vídeos, que podem ter efeitos e trilhas sonoras diversas. Também conhecido como Douyin na Chin e com foco em humor, o aplicativo já possui um número de downloads maior do que o Instagram e próximo do Facebook.
Em tempo de isolamento e apesar de já estar no mercado de aplicativos há um tempo, o app tem sido explorado nos últimos meses por usuários no mundo todo, possibilitando novos formatos de comunicação e entretenimento e muitas celebridades criaram seus perfis como forma de passatempo.
Considerado como uma nova fábrica de memes, o Tik Tok possui usuários de todas as idades, permite uma resposta instantânea as gravações e pode gravar tanto itens voltados para o humor, como realizar dublagens. A “nova fábrica” também já conquistou Maisa Silva, Larissa Manoela, Carol Dantas e o filho, Davi Luca, Marcos Mion, Isis Valverde, Grazi Massafera e Hariany Almeida. Pai de primeira viagem, Alok usou a ferramentar para divulgar o hit “The Book Is On The Table”.
Como toda rede social, é possível criar um perfil pessoal para compartilhar vídeos e seguir outros usuários. A plataforma dispõe de uma série de vídeos sugeridos, que são selecionados de acordo com os interesses do usuário, além de apresentar os recursos tradicionais como curtidas, compartilhamentos e comentários.
O TikTok costuma propor desafios promocionais, sendo lançados pela própria plataforma. Há também os desafios criados pelos próprios usuários, que sugerem coreografias ou ações inusitadas, geralmente voltadas para a comédia ou o campo do entretenimento. O aplicativo pode ser baixado no Google Play, para usuários do Android, e na Apple Store, para usuários do sistema iOS.
Reportagem: John Britto