“Tapeceiro” faz sucesso com celebridades na web com dicas de empreendedorismo

Fritz Paixão, fundador da CleanNew, rede de franquias dedicada à lavação de carros e estofados, é business influencer com mais de 280 mil seguidores em suas redes, entre eles, personalidades, como ,Hugo Gloss, Thiago Nigro, Gkay, Carolina Dieckmann, Fernanda Rodrigues, entre outras, ao contar os altos e baixos da vida empreendedora

...

Fritz Paixão, fundador da CleanNew, rede de franquias dedicada à lavação de carros e estofados, é business influencer com mais de 280 mil seguidores em suas redes, entre eles, personalidades, como ,Hugo Gloss, Thiago Nigro, Gkay, Carolina Dieckmann, Fernanda Rodrigues, entre outras, ao contar os altos e baixos da vida empreendedora

São Paulo, maio de 2022 — Começar do zero é difícil, porém começar do zero duas vezes é mais difícil ainda, principalmente em curto espaço de tempo. Foram necessários quatro anos para que o empreendedor e business influencer Fritz Paixão, entendesse como é difícil crescer no Brasil ou qualquer lugar do mundo. Tanto, que após o segundo restart em sua vida, decidiu estipular uma meta: não dizer não para quem pedisse ajuda e dar uma segunda chance para quem teve o sonho interrompido.

Conhecido como “tapeceiro” das celebridades, Fritz Paixão tem como clientes fixos Fernanda Paes Leme, Hugo Gloss, Camila Coelho, Rodrigo Faro, Sabrina Sato, Gkay, Roberto Justus, entre outros. “Todo dia eu gravo um vídeo, uma mensagem e as pessoas passaram a interagir comigo, a contar suas histórias, seus desafios, a relatar as vitórias que alcançaram levando em conta a minha própria trajetória”, afirma. “Hoje, são mais de 280 mil seguidores e dezenas de histórias transformadas.”

Mudar a vida das pessoas, formar uma rede de relacionamento capaz de transformar ideias em negócios ou dar vida a um talento escondido foi o caminho que Paixão encontrou para agradecer o que vem conquistando para a própria vida. Desde o ano passado, tem ampliado a sua rede do “bem”, multiplicando as histórias de sucesso. “Sou um soldado pronto para lutar a fim de que as pessoas não destruam os sonhos dos outros”, declara. “Eu não imaginava que ajudaria tantas pessoas só mostrando o que faço e como penso.”

Entre as pessoas que tiveram a trajetória da vida alterada por uma rede de solidariedade trançada por Paixão está o baiano Adniel, de Salvador. “O menino sofreu preconceito por ser da capital, negro e gostar de ler. Contou sua história, sem dizer quem o condenou”, observa Paixão. “Aquilo me tocou de tal maneira que reformei a casa dele.” Entre as mais recentes figura a do motoboy amazonense, que trabalha com delivery. “Em uma das entregas, o cliente ficou enrolando para fazer o PIX. A discussão se prolongou e acabou com o motoboy tendo a moto danificada”, lembra Paixão. “Não só paguei o conserto da moto, como promovi o encontro dele com a mãe, pois fazia 16 anos que eles não se viam.”

Futuro da rede do bem

O empresário conta que não procura as histórias e nem tão pouco faz uma seleção de quem será ou não ajudado, as histórias simplesmente chegam até ele. “Algumas me sensibilizam mais, outras menos, mas a todas eu procuro estimular seus protagonistas a irem atrás dos seus sonhos”, afirma. “Na maioria das vezes, assumo tudo sozinho. Mas, o meu objetivo é conquistar 1 milhão de seguidores e usar a minha rede social, o meu poder de engajamento e a quantidade de pessoas que me seguem, muitas delas empresários e celebridades, para criar uma imensa rede de relacionamento do bem”.
Na prática, Paixão pretende trocar a ajuda oferecida pelas empresas por veiculação das marcas em suas redes. “Eu quero conectar empresas e pessoas, sem ganhar nada com isso”, diz. “Eu não conheço nenhum influenciador que faça divulgação de graça, mas é assim que eu quero fazer. É a maneira de agradecer por tudo o que consegui na vida.”

Recomeçar do Zero

Criar a própria franqueadora não foi tão simples: em busca da casa própria, paixão decidiu lavar carros em condomínios de luxo para complementar a renda para comprar a casa própria. A ideia vingou a ponto de virar o principal negócio. “A insistência de um amigo em abrir uma filial no Rio de Janeiro me deu um insight: Por que não transformar o negócio em franquia? Foi assim que me tornei empreendedor.”

O ano de 2018 foi marcante para o empreendedor baiano Fritz Paixão. O que poderia ser um marco histórico para a rede de franquias CleanNew – empresa de Higienização e Blindagem de Estofados – qual é fundador, tornou-se um pesadelo: parte dos franqueados tentaram dar um golpe, para assumirem o comando do negócio, caso ele não permitisse que todos comprassem os insumos diretamente do fabricante.

Como não cedeu, metade dos 24 franqueados decidiu abrir concorrência e outra parte continuou seguindo Paixão. O imbróglio foi parar na justiça e uma sentença, sem direito a réplica, acabou tempos depois por fechar a empresa criada pelos antigos franqueados. “Recomecei do zero, com a certeza de que tudo tem sua hora para acontecer, da maneira que tem de ser para que possamos chegar a um lugar melhor”, afirma Paixão. “O medo nunca fez parte da minha essência, sempre fui um cara destemido.”

Internacionalização

Em meados de 2017, uma empresária paulista, recém-separada do marido, o procurou com o propósito de abrir uma franquia da Clearnew em Miami. Foram meses de insistência de um lado e de resistência do outro. “Eu não falo inglês, não entendia nada do mercado americano e estava tranquilo com as operações no Brasil”, lembra Paixão. “De tanto que ela insistiu, no início de 2018 eu acabei cedendo. Combinamos viajar juntos para Miami a fim de sentir a temperatura e ter certeza de que o negócio combinava com o mercado local.” Às vésperas do embarque, porém, a candidata sumiu, não atendia mais o celular e sequer respondia as mensagens. Com a passagem comprada e o visto emitido, ele decidiu embarcar sozinho.

A ousadia e o apetite acirrado pelo risco pesaram na decisão. No fim daquele mesmo ano, Paixão abriu a empresa nos Estados Unidos. Em 16 de março de 2019, desembarcou com a família toda para reiniciar a vida. Mais uma vez, começando do zero.

Com cinco operações no exterior, prepara-se para abrir uma franquia em Dubai, em parceria com o ex-jogador da seleção brasileira de futsal, Falcão. “Eu não desisto do meu sonho, e com certeza irei atuar cada vez mais para que outras pessoas não desistam dos sonhos dela, pois quando se tem um incentivo e acreditam em você, as coisas fluem com maior facilidade”, conclui.

Compartilhe

Artigos Relacionados