Sucesso na carreira médica

O Uro-Oncologista Dr. Cristiano Paiva (CRM-AM 3376 | RQE: 2047) nos revela os segredos do seu sucesso na Medicina e das mudanças ocorridas na carreira médica atualmente, destacando o conhecimento sobre gestão, empreendedorismo e marketing médico

 

Aprimore constantemente os conhecimentos em sua área de atuação.

Participar ativamente de eventos científicos de qualidade é um passo imprescindível para se manter sempre atualizado, caso a ideia é trilhar uma carreira de sucesso. Isso possibilita que você se aprofunde em uma área do seu interesse, aperfeiçoando seus conhecimentos e garantindo mais segurança nos atendimentos.

Outra estratégia é investir em uma pós-graduação em sua área de foco, assim como mestrado e doutorado. Médicos que optam por fazer uma pós-graduação têm a oportunidade de aprender com professores que possuem amplo conhecimento teórico e prático. Também é uma oportunidade valiosa de ampliar o seu networking ao conviver com colegas que têm interesses similares aos seus, mas possuem vivências pessoais e profissionais diferentes, isso garante uma rica troca de experiências.

 

Seja detalhista em suas consultas. Os pacientes observam e comparam com outros profissionais.

É preciso que o médico esteja atento a todos os detalhes. Qualquer sinal emitido pelo corpo do paciente pode ser a chave para a solução do problema. Para isso, é importante que você seja minucioso. Ouvir o que o paciente sente é o primeiro passo para fazer um diagnóstico seguro e eficaz. O seu principal objetivo deve ser sempre atender às necessidades da pessoa que está enferma. Ao prestar atenção nos detalhes, as chances de conseguir salvar uma vida aumentam, assim como a satisfação do paciente e melhorando a sua reputação no mercado. E não se esqueça de examinar o paciente, auscultar os pulmões, aferir a pressão arterial, palpar o abdômen, etc. O paciente adora ser examinado além de transmitirmos cuidado e atenção às suas queixas.

 

Aprenda a lidar com o paciente e seus familiares. Isso é uma arte a ser desenvolvida.

As pessoas que não têm conhecimento em medicina têm dificuldade em entender o vocabulário médico e, devido a isso, acabam se assustando com a forma que o profissional expõe seu diagnóstico. Portanto, é de suma importância que você seja paciente e explique, em detalhes, o que significa determinado problema de saúde e como o tratamento será realizado de forma clara para o paciente e seus familiares.

 

Tenha uma vida ativa e saudável. A melhor forma de educar seus pacientes é dando exemplo

Ao negligenciar o bem-estar, consequentemente, você dará chance para que os seus concorrentes saiam na sua frente, fazendo com que eles ganhem a preferência dos seus pacientes. Você precisa apenas separar um tempo em sua agenda para se exercitar e cuidar dos seus hábitos alimentares. Digo aos meus pacientes que encontro tempo para me cuidar mesmo com uma intensa rotina diária. Portanto, procuro educar dando exemplo. Uma ferramenta que uso para isso são minhas redes sociais onde posto minha rotina alimentar e na academia.

 

Torne seu tratamento humanizado. Não esqueça, o seu paciente é o seu maior “tesouro”.

Além do conhecimento técnico, um médico de sucesso precisa compreender os problemas de seus pacientes e ouvir o que eles têm a dizer. Normalmente, a maioria dos pacientes posterga a consulta médica, seja pelo medo do resultado ou por achar que os sintomas não correspondem a uma doença mais séria. Devido a isso, é de suma importância que haja um bom diálogo entre o médico e o paciente. Evite expressões como “se você tivesse vindo antes poderia ter te ajudado melhor”. Além de limitações econômicas, muitas vezes o paciente carrega com ele receios ou tabus ao ser atendido pelo médico. Isso acontece na minha especialidade de Urologia que a consulta é relacionada ao tão temido “exame da próstata”.

 

Aperfeiçoe sua capacidade de trabalhar em equipe. Isso potencializa seus resultados e sua credibilidade.

Se você deseja ter sucesso na carreira de médico, além de conhecimentos sólidos sobre sua área de atuação, é importante aperfeiçoar a sua capacidade de trabalhar em equipe. Manter um bom relacionamento não só com os médicos que trabalham com você, mas com enfermeiros, nutricionistas e psicólogos é fundamental para que você possa ser reconhecido no mercado como um profissional agregador. Esse tipo de atitude passa a mensagem que você entende a importância de todos para o sucesso do projeto e que busca somar esforços em busca de um objetivo comum.

 

Valorize seu trabalho. Tenha uma secretária para otimizar seu tempo otimizar seus ganhos.

O ideal é você ter uma secretária para passar seus honorários em local adequado, de forma organizada, serena e, principalmente, com margens pré-estabelecidas para negociação. Isso motiva os pacientes a negociarem e fecharem o procedimento. Tenha em mente a possibilidade de trabalhar com reembolso junto aos convênios médicos. Esse mecanismo bem utilizado motiva os pacientes a aceitarem melhor os valores dos honorários médicos tendo o convênio como um aliado na hora do pagamento. A utilização do reembolso pode dobrar seu faturamento, porém você deve investir no treinamento da sua secretária ou equipe administrativa. Outro papel fundamental da sua secretária é fazer uma blindagem estratégica evitando desgastes relacionado a pacientes que tentam conseguir uma consulta ou procedimentos gratuitos, que podem interferir de forma importante no seu faturamento mensal.

 

Invista em seu marketing pessoal e profissional.

Existem diversas estratégias de marketing digital que podem ajudar a sua clínica a se destacar da concorrência. Dentre elas, está o marketing de conteúdo, o qual pode solucionar os problemas do seu público-alvo por meio de artigos em blogs, vídeo aulas, lives no Facebook, Instagram, etc.

Um dos principais objetivos do marketing digital é fazer com que o seu paciente chegue até a sua clínica e entenda que você é autoridade em determinado assunto da medicina. Portanto, a dica é: aprofunde-se nas técnicas de marketing digital ou contrate um profissional com expertise em marketing médico pois elas proporcionarão ótimos resultados para o seu consultório ou clínica aumentando seu alcance profissional e consequentemente sua rentabilidade.

 

Adquira conhecimentos de gestão. Administrar seu tempo é um dos fundamentos para se obter sucesso na medicina.

Atrasar ou desmarcar constantemente consultas passa ao paciente a mensagem que você não considera o tempo dele importante o suficiente para se organizar melhor e atendê-lo no horário. Por isso, procure dar uma atenção maior a esse ponto se deseja estar à frente de um consultório reconhecido no mercado. Para evitar esses problemas, comuns na vida de um médico, mais uma vez destaco o papel de uma secretária ou equipe administrativa bem treinada. Invista em pessoas que possam tornar seu tempo organizado e produtivo que o retorno é certo.

 

Invista em tecnologia. Ela pode ser uma ferramenta importante para otimizar seus resultados e garantir seu sucesso profissional.

Existem no mercado aplicativos para celulares que auxiliam profissionais de saúde das mais diversas áreas e especialidades. Com esse tipo de tecnologia, é possível discutir procedimentos cirúrgicos, calcular dosagens de medicamentos e saber mais sobre doenças, diagnósticos e exames. Outra aplicabilidade muito importante é a possibilidade de agendamento online em que o profissional pode ter presença digital 24h diariamente aumentando sua rentabilidade tendo em vista que 40% das consultas são buscadas fora do horário comercial.

 

Atualmente tenho ministrado palestras sobre “sucesso na carreira médica” para graduandos do curso de medicina e também para grupos de médicos no sentido de despertar neles essa visão administrativa e empreendedora. O feedback após cada palestra tem sido muito gratificante. Isso me mantém cada vez mais motivado a continuar e aprimorar esse projeto de alta relevância na medicina moderna. Como você pôde perceber, ter uma carreira médica de sucesso depende de vários fatores. Mas o principal deles é a sua dedicação em ir além dos conhecimentos adquiridos na faculdade. Invista nesses diferenciais pois eles podem potencializar seu sucesso profissional na medicina.

 

Onde encontrar:

instagram: @CRISTIANOPAIVAURO

(92) 99255-0753/ 99254-3035

www.DRCRISTIANOPAIVA.com.br
facebook: /cristianosilveirapaiva

 

Artigos Relacionados