Startup lança plataforma de gestão da inovação para auxiliar empresas na tomada de decisões estratégicas

CRIARE é o primeiro sistema do mundo a atender todos os requisitos da ISO de inovação

Transformar ideias em resultados. Essa é uma demanda latente do mercado, mas nem sempre uma missão fácil de ser cumprida. Atingir esse estágio exige uma cultura de inovação sólida, processos bem definidos e tecnologia eficiente para ir sempre além. Visando suprir essa demanda, o CRIARE, primeira plataforma de gestão da inovação que atende todos os requisitos da ISO 56002, de gestão da inovação, surge para auxiliar as empresas a conquistarem uma verdadeira governança para a inovação. O sistema, que é embarcado em inteligência, permite uma tomada de decisões mais estratégica para companhias de todos os portes e segmentos.

Em um contexto de intensas e complexas transformações, a inovação já é compreendida por muitas empresas como algo essencial não apenas para sua sobrevivência, mas, especialmente, para seu destaque frente aos concorrentes. Contudo, mesmo considerando propostas realmente promissoras, a falta de gestão sobre tais estratégias ainda impede sua aplicação correta, dificultando a geração de valor, que é primordial para qualquer projeto de inovação.

Identificando essa lacuna, o CRIARE surge como um spin-off da PALAS, consultoria de inovação e gestão pioneira na implementação da ISO 56002, sendo programado para atuar em todas as etapas de inovação de uma empresa. Da geração de ideias às suas execuções, o sistema reúne todas as ideais sugeridas em um funil de inovação, analisando aquelas mais prováveis de gerarem resultados promissores e permitindo que avancem até a fase de lançamento, através de um algoritmo inteligente.

Em sua plataforma gamificada, os gestores acompanham o andamento de cada ideia em tempo real, visualizando dados essenciais para uma tomada de decisão mais assertiva. “O sistema é capaz de identificar a probabilidade de sucesso de cada ideia com base em diversos critérios de seleção estabelecidos pelo próprio gestor. Assim, as chances de investirem em uma estratégia com baixo êxito são significativamente reduzidas”, destaca Alexandre Pierro, idealizador do CRIARE.

Para facilitar esse acompanhamento, o sistema é dividido em dois logins diferentes. No primeiro, destinado aos colaborares, cada profissional tem sua própria conta de acesso para cadastrar suas ideias, sejam elas inovadoras ou propostas de melhorias. A cada ideia registrada, pontos de recompensa são concedidos. Quanto mais avança no funil, mais pontos o autor da ideia recebe, que podem ser trocados por recompensas, de acordo com o que for decidido pela empresa.

No segundo login, de gestor, por sua vez, todas as ideias cadastradas podem ser visualizadas e classificadas como promissoras ou não, conforme as limitações e possibilidades de investimento de cada companhia. Aqui, é onde são analisados todos os recursos disponíveis para inovar – pessoas, tempo, conhecimento, infraestrutura e recursos financeiros – verificando quais sugestões irão seguir e quais serão descartadas. “Com esse sistema inteligente, os riscos de erros na inovação são minimizados, garantindo uma tomada de decisões muito mais alinhada aos objetivos desejados por cada empresa”, defende.

As vantagens do CRIARE, que é um SaaS, vão muito além de aumentar a geração de ideias e a efetividade da inovação, atuando também no alinhamento da cultura e definição de processos para inovar. “A experiência dos colaboradores é intensificada, já que eles podem acompanhar a evolução de suas ideias e receber recompensas por suas contribuições. O senso de pertencimento é aguçado, fazendo com que todos – empresas e colaboradores – saiam ganhando”, pontua Pierro.

Com uma visão muito mais ampla e precisa, baseada em dados que são atualizados em tempo real, as expectativas são para que o CRIARE conquiste um número cada vez maior de clientes interessados em inovar sempre mais. “Realizar a gestão da inovação não precisa mais ser algo complexo ou burocrático. Queremos auxiliar as empresas para que transformem ideias em resultados de valor para o seu negócio, em uma plataforma fácil de navegar e com todas as funcionalidades necessárias reunidas em um único lugar”, finaliza.

Sobre o CRIARE:

O CRIARE é a primeira plataforma de gestão da inovação que atende a todos os requisitos da ISO 56002, de gestão da inovação. A startup, que pertence à PALAS, consultoria pioneira na implementação dessa norma no Brasil, dispõe de um sistema SaaS que reúne todas as ideias de uma empresa dentro de um funil embarcado em inteligência que auxilia na tomada de decisões estratégicas para a inovação.

Compartilhe

Artigos Relacionados