Marca faz homenagem a Ruy Ohtake e apresenta o lançamento oficial da coleção Smooth assinada pelo designer Italiano Matteo Cibic.
A St. James, marca paulistana especializada em peças de prata e outros metais nobres, apresenta para o mercado nacional de decoração de luxo, suas linhas de produtos durante as edições da Abup Decor Show que acontece de 5 a 8 de fevereiro no PRO MAGNO Centro de Eventos e da Abup Home, Gift & Têxtil que ocorre entre os dias 16 e 19 de fevereiro, no SP Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo. Nas feiras, o destaque ficará por conta de uma homenagem a Ruy Ohtake, além do lançamento oficial da coleção Smooth, assinada pelo designer italiano Matteo Cibic.
Em seu stand, a empresa prestará uma homenagem ao icônico arquiteto Ruy Ohtake, falecido em novembro de 2021. Ruy iniciou suas colaborações para a St. James em 2016, quando desenhou os centros de mesa Duas Ondas e Paisagem, repletos das curvas tão características da obra do arquiteto. Em seguida, foram adicionadas à coleção outras peças, sempre fiéis ao seu estilo inconfundível como o centro de mesa Gangorra e as bandejas Alto Mar e Encontros Sinuosos. Todas as peças serão expostas em display especial e a novidade ficará por conta de duas peças desenhadas por Ruy Ohtake, porém nunca antes editadas. São elas: o cachepot e centro de mesa Serpentina, derivados de uma peça única, criada pelo arquiteto em 2017 e apresentada com exclusividade no BOOMSPDESIGN daquele ano. As peças serão lançadas em edição limitada de 25 unidades numeradas cada uma. Para coroar a homenagem, a marca convidou Rodrigo Ohtake, filho de Ruy e também arquiteto e designer, que esteve presente na feira no sábado, 05/02 a partir das 16h.
Outro destaque da empresa é o lançamento oficial da coleção Smooth, criada pelo talentoso designer Italiano Matteo Cibic, que possui trabalhos reconhecidos em várias mostras e museus internacionais. A coleção Smooth, apresentada pela primeira vez durante a DW de 2021, é o resultado de um experimento de ciência ótica e design. A ideia foi criar uma coleção de objetos nos quais um sólido platônico (metal) flutua no ar sobre uma gelatina colorida e transparente (resina). As cores e seus reflexos mudam a forma dos volumes, transformando o todo em um objeto mágico. Os módulos podem ser usados como contêineres, vasos, pequenos templos ou esculturas. Matteo Cibic marcou presença no estande da St. James no domingo, 06/02, a partir das 16h.
A coleção Ravie, cujo nome francês expressa o sentimento de encantamento e deleite, nasceu da busca incessante da St. James por inovar e continuar sempre encantando nossos clientes. A inspiração veio do desejo de adicionar cores como protagonistas que pudessem imprimir emoções e personalidade aos objetos e assim influenciar diretamente o mood da decoração. A combinação da resina colorida com metais nobres como a prata e o ouro 24k traz às peças o peso e a essência da St. James de maneira sutil, porém marcante. A coleção é formada por objetos decorativos com linhas simples e design atemporal. Cilindros sobrepostos de tamanhos e proporções diferentes criam as quatro peças da coleção: cachepots baixos em 2 tamanhos, um vaso alto e um castiçal, que também pode ser usado como vaso.
A sensualidade das formas curvas e a simplicidade da geometria circular são duas constantes que se repetem ao longo da obra do designer Nino Bauti. Com seu estilo pessoal de linhas simples e elegantes, o designer espanhol tem colaborado com a St. James em diversas coleções nos últimos anos que se tornaram verdadeiros clássicos atemporais para a empresa. A coleção Volupté é composta por vasos de diversos tamanhos, bandejas multiuso e dispensadores de álcool em gel e sabonete líquido. As peças estarão disponíveis nos acabamentos prata, ouro 24K e grafite, com detalhes em verde, off white e madeira. Para a coleção Volupté, Bauti apresenta um novo elemento que trará inusitadas possibilidades ao design – a cor, que será introduzida por meio do uso de componentes em resina.
Assinada pelo designer Leo Ramano, a coleção Ring é composta por balde e bandejas nos formatos oval e redondo. As peças são resultado de um gesto simples, um único corte em diagonal em um monobloco, criando um efeito óptico com anéis em movimento. Leo Romano também assina a coleção Bilbao que reúne vasos e centros de mesa. O designer se inspirou em fragmentos das obras desconstrutivistas de Frank Gehry e imprimiu nas peças as curvas e linhas soltas que remetem a um skyline de uma cidade.
A tradicional linha St. James composta por modelos exclusivos de faqueiros, apresenta mais um lançamento com friso em ouro e edição limitada. Nobres e luxuosos, eles representam a sofisticação e a elegância na arte de servir a mesa. As facas possuem lâminas temperadas, que mantêm o corte por mais tempo e não causam riscos nas superfícies dos pratos, conservando o seu material.