O evento é a maneira de ver o resultado de suas criações da melhor forma possível
Na quarta-feira, 17 de novembro, a abertura dos desfiles no Pavilhão das Culturas Brasileiras, às 15h30, não poderia ter acontecido de outra forma senão com a apresentação do Projeto Cria Costura; uma parceria da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, com o São Paulo Fashion Week (SPFW) e o Instituto In-Mod, no âmbito do Programa Fashion Sampa.
O sonho de se tornar designer de moda começou quando o professor e estilista do SPFW, Jefferson de Assis, começou a dar aulas para as participantes. A qualificação profissional para as costureiras da Cidade Tiradentes aconteceu no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, equipamento da Fundação Paulistana.
Em nota, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso reforça o quanto essa parceria foi primordial:
“A qualificação profissional é fundamental para que estas profissionais estejam cada vez mais capacitadas para atuar no mercado de trabalho ou para ingressar no empreendedorismo. A Prefeitura de São Paulo já formou mais de 600 alunas da Cidade Tiradentes para atuarem no setor de moda e costura. Com essa parceria com o In-Mod, podemos não só oferecer uma capacitação técnica para as participantes, como também divulgar os seus trabalhos na maior passarela de moda do país e promover uma retomada econômica consciente”, destaca.
O desfile
Todas as pessoas que participaram do projeto junto da embaixadora, Amanda Pieroni. Antes de entrar na sala do desfile, foram acompanhados ao som característicos das periferias. Por fim, a apresentação para a imprensa e influenciadores aconteceu de maneira majestosa.
De acordo com nota da secretaria, todas as mulheres participantes do primeiro piloto do programa se encontravam em situação de vulnerabilidade e todas “residentes de Cidade Tiradentes, um dos polos vocacionais de moda em São Paulo, no coração da zona leste”, informa.
“O SPFW foi pensado como um projeto de longo prazo para alinhar movimentos de mercado e trabalhar na construção de uma cultura de moda no Brasil, reflexo de nossas muitas identidades e de uma natureza diversa, generosa e exuberante. As conquistas que colhemos agora são fruto das sementes que foram plantadas ao longo de 25 anos”, declara a pasta da Prefeitura de São Paulo.