SONO SOB CUIDADOS

Especialista em Medicina do Sono, o médico otorrinolaringologista Rafael Siqueira de Carvalho auxilia diversos pacientes a dormirem com qualidade.

Dormir bem, sem interrupções, é essencial para o organismo. Um sono de má qualidade é capaz de reduzir a expectativa de vida em quase nove anos, conforme estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e do Centro Dinamarquês de Medicina do Sono. Ciente disso, o médico Rafael Siqueira de Carvalho se dedica a identificar e tratar os distúrbios do sono.

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com residência em Otorrinolaringologia pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), e especialista em Medicina do Sono pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, Carvalho destaca que optou por investir nessas áreas para preencher um vácuo nesse segmento.

“Na época, não existiam tantos profissionais otorrinolaringologistas capacitados no Estado, então decidi fazer essa opção para suprir uma lacuna necessária para a população do Amazonas”, enfatiza.

De acordo com o médico, o otorrinolaringologista pode contribuir no tratamento do ronco (ruído provocado por estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono), já que a principal causa dessa condição é a apneia do sono (também conhecida como Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e significa a pausa na respiração e fluxo de ar por mais de 15 segundos durante o sono), que pode atingir qualquer faixa etária, desde o nascimento até o último suspiro.

“O único profissional capacitado a atuar nessa parte de forma intervencionista é o otorrinolaringologista”, pontua.

 

Tratamentos

O sono tem que ser reparador e durar tempo suficiente para que as pessoas acordem revigoradas, segundo especifica Carvalho. O especialista em Medicina do Sono explica que, para isso, é preciso seguir algumas dicas, como evitar a luz artificial, além de leitura e outros estímulos antes de dormir. “O tempo de sono pode variar de pessoa para pessoa, podendo haver os dormidores longos e dormidores curtos. Durma o suficiente para se sentir com as energias revigoradas no dia seguinte”, ressalta.

O médico também deixa claro que há tratamento para os distúrbios do sono, como o uso de aparelho intraoral, indicado para correção de problemas como ronco, problema que, se não tratado, pode ocasionar doenças graves, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto, Diabetes, impotência.

Atendimento Humanizado

Apaixonado pela Ciência desde a infância, Carvalho detalha que decidiu optar pela Medicina para unir esse interesse com a oportunidade de ajudar o próximo. Desde então, ele passou a atuar em clínicas privadas da capital amazonense. Atualmente, incorpora a equipe do Centro Diagnóstico de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia (CEDOF) e também compõe o Quadro Complementar de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

Um dos diferenciais do atendimento do médico otorrinolarin-gologista – que foi contemplado, em 2021, com a Medalha do Mérito Legislativa pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) – é o tratamento individual e humanizado em todos os espaços que atua, aliado a busca constante pela atualização.

De acordo com ele, sua proposta é fazer a diferença na vida das pessoas. “Prezar pela qualidade do sono trará ganhos significativos para o dia a dia dos pacientes. Estou junto deles na luta pela qualidade do sono”.

 

 

INSTAGRAM: OTORRINO.RAFAEL

 

 

Compartilhe

Artigos Relacionados