Atleta amazonense Roberto Chaves foi convocado para representar o Brasil na 42ª Copa Pacífico, que acontecerá na Bolívia, e tenta viabilizar a participação por meio de vaquinha online

Talento e dedicação não faltam para o amazonense Roberto Chaves. Com menos de quatro anos praticando natação, o jovem atleta foi convocado para integrar a Seleção Brasileira Juvenil de Natação na 42ª Copa Pacífico, que ocorrerá entre os dias 05 e 11 de novembro em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Agora, ele corre contra o tempo para angariar fundos para as despesas de transporte, hospedagem e alimentação, que ficam a cargo dos membros da delegação.

O atleta de 15 anos precisa arrecadar o montante de R$ 12 mil para garantir sua participação no campeonato internacional, acompanhado do técnico Lucas Nascimento. Por meio da plataforma Vakinha (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/roberto-chaves-copa-pacifico-2024) e também pelo Pix (usando a chave: 5028738@vakinha.com.br), uma campanha de solidariedade está a todo vapor para ajudar a cobrir esses custos e realizar o sonho do mais novo fenômeno das águas.

Em seu currículo, o especialista no nado costas já mostra sinais de um futuro brilhante e recheado de medalhas e orgulho para o Amazonas. Depois de começar a nadar em 2020, no meio da pandemia, Roberto se classificou duas vezes seguidas para os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s): primeiro em 2022, quando a disputa aconteceu no Rio de Janeiro; e depois em 2023, em Brasília, encerrando a competição entre os 20 melhores do Brasil.

Somente neste ano, ele já coleciona vitórias importantes para o esporte: foi campeão absoluto da Copa Amazonas nos 100 metros costas e conquistou quatro ouros, duas pratas e um bronze durante o Campeonato Norte Nordeste de Natação em Boa Vista (RR).

De acordo com o jovem atleta – que treina pelo clube Áquatica Nobre –, o interesse pelo esporte surgiu após um conselho da própria mãe, a administradora Roberta Pereira. “No meio da pandemia, eu estava muito parado em casa e ela sugeriu que eu fizesse natação. Então, fui lá para experimentar e, desde então, não parei mais”, pontua Roberto, que compartilha toda sua trajetória pelo Instagram (@rchaves_swimmer).

O novo objetivo do amazonense é celebrar muitas conquistas durante o prestigiado evento sul-americano, em que o Brasil participa como convidado especial, com atletas das regiões Norte e Nordeste. Para isso, ele só precisa do maior número de contribuições possíveis.

A mãe de Roberto, grande responsável pela descoberta de seu talento, aproveita para deixar um apelo. “Cada contribuição, por menor que seja, fará uma grande diferença e nos ajudará a levar o Roberto até lá. Ele tem treinado arduamente e merece ter essa chance de brilhar e trazer medalhas para o nosso país! Vamos juntos apoiá-lo nessa jornada? Compartilhe a vaquinha com amigos e familiares e nos ajude a espalhar essa mensagem”.