Sobre a Ponte Rio Negro ou Phellippe Daou

Inaugurada no dia 24 de outubro de 2011, a Ponte Rio Negro, que liga a cidade de Manaus ao município de Iranduba, já é uma das principais atrações turísticas da capital amazonense. A ponte oferece uma belíssima visão panorâmica do impressionante rio Negro, o maior rio de águas negras do mundo, que está em sua plenitude no fim da cheia, por volta do mês de junho.

É considerada a maior ponte fluvial e estaiada (suspensa por cabos) do Brasil, com 3,6 quilômetros de extensão (3.595 metros). É também a segunda maior ponte fluvial no mundo, superada apenas pela ponte sobre o rio Orinoco, em Ciudad Bolívar, na Venezuela. Outro dado que impressiona é o valor da obra: mais de R$ 1 bilhão.

É a única ponte sobre o rio Negro e liga o bairro da Compensa, Zona Oeste, em Manaus, à rodovia AM-070, também chamada de Rodovia Manuel Urbano (Manaus-Manacapuru), em Iranduba. Começou a ser construída em 2008. Só foi concluída em 2011, sendo inaugurada no aniversário de 342 anos de Manaus.

Com a inauguração da ponte, a travessia que antes era feita por balsas e durava cerca de 40 minutos, agora dura menos de dez minutos de carro.

Estrutura

Tem largura total de 20,70 metros no trecho convencional e 22,60 metros na parte estaiada, com quatro faixas para tráfego de veículos, duas em cada sentido. Tem também faixa de passeio para pedestres nos dois lados, o que permite cruzá-la caminhando.

À noite, o mastro do vão central que sustenta os cabos fica iluminado. No início, mudava de cor a cada minuto, agora, não tem mais a iluminação colorida.

Foto: blogdomariorodolfo

Para obter boas fotos da construção, os melhores locais são na entrada e saída da ponte. Do Complexo Turístico Ponta Negra também se tem uma vista total da ponte, embora de ponto um pouco mais distante, assim como do Parque Rio Negro, no bairro São Raimundo.

Por meio de um Decreto Estadual, a ponte passou a se chamar Jornalista Phellippe Daou. O reconhecimento veio através da atuação do jornalista na divulgação dos interesses da Amazônia.

Foto destaque: Chico Batata

Fonte: https://www.amazonasemais.com.br/

Compartilhe

Artigos Relacionados