Por Dra Elza Sarkis
Quem nunca teve medo do Bicho-Papão ou da Cuca quando era criança? As pessoas crescem e passam a acreditar que estas criaturas assustadoras eram frutos da imaginação, mas estão erradas. O Bicho-Papão da idade adulta é bem palpável e atende pelo nome de Câncer.
Para ajudar as pessoas a terem um dia a dia mais saudável e evitar a doença, uma das mais temidas do mundo, a médica e proprietária do Hospital Santa Júlia, Elza Sarkis, preparou algumas dicas fundamentais para prevenção de câncer:
DICA 1: Evitar cigarro e abuso de bebida alcoólica!
Sabe-se bem que o cigarro é o maior causador de câncer nos últimos tempos. Libera mais de 400 substâncias altamente cancerígenas que podem causar neoplasia de pulmão, orofaringe, estômago, bexiga, entre outros. E em união ao álcool, que é fator de risco para câncer de pâncreas, fígado, etc, o tabaco aumenta esse risco em mais de 50% dos casos.
DICA 2: Alimentação saudável
Reduzindo o risco de adquirir câncer em 40%, (principalmente de colorretal). Deve-se manter equilíbrio nutricional ao consumir frutas, legumes, verduras e cereais eleva a proteção do organismo.
DICA 3: Peso adequado
Um terço dos cânceres é causado por obesidade. Evitar alimentos gordurosos e em conserva é fundamental para manter a saúde.
DICA 4 Atividade física diária
Faça pelo menos 30 minutos por dia. O sedentarismo aumenta o risco de câncer pelo acúmulo de citosina pró-inflamatória no organismo que pode ocasionar o aparecimento de lesões malignas.
DICA 5: Evitar excesso de sol
Sempre use protetor solar entre 10h e 16h.
DICA 6: Sexo seguro com camisinha
Para evitar doença sexualmente transmissível, como HPV, maior responsável de câncer de colo uterino, vulva e pênis. O mesmo vale para Hepatite B e C causadores de neoplasias do sistema reprodutor e fígado.
DICA SETE: check-up
Fazer check-up anual para controle e profilaxia patológica, incluindo realização de Papanicolau em mulheres.