Saúde da Pele: Um requisito básico de saúde

By  |  0 Comentários

Por Patrícia Chicre Bandeira de Melo (CRM-AM 2085)

Falar da saúde da pele envolve sem dúvida uma série de fatores que podem, de forma direta ou indireta, influenciar na sua qualidade o que irá refletir obviamente na sua saúde. Refiro-me ao maior órgão do corpo humano e que por questões óbvias desempenha um importante papel de proteção e revestimento. Hoje, é muito reconhecida devida sua grande importância à barreira cutânea e sua integridade como fator fundamental à proteção do nosso organismo. Vários são os fatores que interferem na perda da integridade desta barreira como a falta de hidratação da pele com seu consequente ressecamento. É sabido que com a maturidade a lubrificação da nossa pele é bastante comprometida e, portanto, desde cedo se deve estimular a hidratação cutânea mesmo na pessoa com a pele oleosa, pois sabemos que hidratar não remete a óleo e sim a reter água na pele.

Outro fator importante são as dermatoses ditas alérgicas. Sabe-se que o indivíduo considerado atópico, ou seja, alérgico tem uma propensão muito maior ao ressecamento cutâneo e isso inclusive em crianças, como consequência, a barreira é alterada tornando esta população alérgica, mais suscetível a todo tipo de infecção (viral, fúngica, bacteriana, etc…).

A pele humana é um órgão complexo e completo. Cuidar bem da pele não pode mais ser encarado como um simples ato de vaidade, e sim um requisito básico de saúde. Precisamos introduzir efetivamente no nosso cotidiano hábitos saudáveis como: uso de filtro solar com FPS de pelo menos 30, entender que ele precisa ser reaplicado durante o dia, fazer exame anual geral da pele com o médico especialista (Dermatologista) para que se possa rastrear achados como: dano cutâneo crônico, surgimento de possíveis lesões neoplásicas (cancerígenas) enfim, criar rotinas de seguimento que irão sem dúvida minimizar os efeitos do tempo e do meio ambiente sobre nossa pele.

Sabe-se que a Cosmética e a Dermatologia têm evoluído de forma impressionante nos últimos anos. A consciência de que a autoimagem é fundamental para a autoestima, estimulam as pesquisas médicas em busca de procedimentos e ativos (estes, claro, com comprovação científica e, portanto de credibilidade no meio médico dermatológico) à criação de esquemas terapêuticos visando resultados evidentes apoiados na chamada Medicina baseada em evidência. Sabemos também que o “mercado da beleza” pode envolver movimentos e produtos não sérios e, portanto, sem nenhuma credibilidade. Assim precisamos separar o “joio do trigo”, buscar informações com profissionais habilitados e, com isto, se minimiza as possíveis complicações.

A Dermatologia é uma especialidade muito abrangente que atua em todas as fases ou etapas da vida do ser humano, portanto, desde a infância, adolescência, maturidade e senilidade. Cada uma dessas etapas da vida possui características que precisam ser abordadas ou tratadas. Como exemplo citamos a pele da grávida e os cuidados dermatológicos que precisam ser implementados desde o início até o final do período gestacional, assim como os cuidados com a pele do bebê, suas peculiaridades, capacidade de absorção de produtos aplicados sobre ela, etc… . Na pele do idoso, adolescente, enfim cada período da vida apresentam formas diferentes de ser abordadas.

O entendimento de que nossa pele desempenha papel fundamental no equilíbrio e segurança do nosso organismo pode, através dos cuidados que exercemos sobre ela, mudar de forma substancial nossa forma de ver, valorizar e cuidar do maior e mais fantástico órgão do corpo humano.

Sobre

Especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Patrícia Bandeira de Melo (CRM-AM 2085) é mestre em Patologia Tropical/UFAM, é membra da Sociedade de Dermatologia e membra da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e membra de Academia de Americana e Europeia de Dermatologia. Além disso, ela é Preceptora da Residência Médica em Dermatologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas e é Professora Credenciada de Dermatologia da Faculdade de Ciências da Saúde/UFAM.

 

Onde encontrar: Clínica Patrícia Bandeira de Melo
Ed. Cristal Tower
Av. Umberto Calderaro Filho, 455, Adrianópolis- Manaus
Fones: 092- 3659-3409 / 98113-8971
Instagram e Facebook: clinicapatriciabm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.