Saúde da Mulher

Por Dra. Cíntia Cardoso Pinheiro

 

 

Um ano novo se inicia e com ele muitas metas e desejos de prosperidade. Emagrecer, cuidar da saúde, economizar dinheiro, viajar, amar… no entanto, muitos desses desejos acabam ficando de lado em pouco tempo.

Manter a organização e ter determinação é fundamental. Hoje a mulher moderna desempenha várias funções importantes, tanto na família como no trabalho. E por priorizar suas atividades acaba deixando muitas vezes de lado o cuidado consigo mesma.

Cada etapa da vida da mulher exige uma atenção especial. São muitas mudanças físicas e psicológicas, desde a infância até o envelhecimento. Na passagem da infância para adolescência, é importante que a menina aprenda a conhecer o funcionamento do seu corpo e como lidar de forma segura com a sexualidade. A informação é fundamental para que a mulher possa iniciar a vida sexual de forma protegida e caso deseje, se programar para o melhor momento para gestar.

Uma relação de confiança e respeito entre o ginecologista e a paciente permite que essas etapas transcorram de forma mais tranquila. A avaliação de queixas, o exame físico e os exames de rotina são necessários para detecção e tratamento precoce de doenças. Além disso, cuidados com alimentação e atividade física sempre devem ser incentivados para manutenção de saúde, prevenção de doenças e envelhecimento saudável.

Problemas como hipertensão arterial sistêmica, diabetes e neoplasia fazem parte da investigação. O câncer de mama e o de colo uterino são as neoplasias que mais acometem as mulheres. Estes quando detectados de forma inicial, tem altas taxas de cura com tratamentos menos agressivos. Por isso a importância do exame de rastreamento do colo uterino e da mamografia.

Tanto as doenças cardiovasculares, como as doenças ginecológicas e neoplasias aumentam de incidência com o avançar da idade. O período do climatério e menopausa traz mudanças significativas pela diminuição da produção hormonal feminina. Os sintomas de calores noturnos, insônia, irritabilidade e secura vaginal e diminuição de desejo sexual podem ser amenizados para que a mulher tenha uma melhor qualidade de vida.

Uma avaliação global da saúde da mulher permite determinar medidas de prevenção de doenças e se preciso, tratamento individualizado desta. Para alcançar as metas e desejos feitas no início de cada ano, a mulher precisa primeiro olhar para si e para sua saúde para ai sim haver mais disposição para o trabalho e para os cuidados com a família.

 

CRM- AM: 5938

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do amazonas (UFAM)

Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros/SP

Residência Médica em Mastologia pela Universidade de São Paulo (USP)

Professora da disciplina Saúde da Mulher 1 da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

 

Encontre

Telefone: 2123 – 0330 (PRODIMAGEM)

WhatsApp para agendamentos: (92) 9 9126 – 6603 / (92) 9 8249 – 1817

Email: cintia_cpinheiro@yahoo.com.br 

 

Artigos Relacionados

Sutton Foster Usa Tiffany & Co. Para Noite de Abertura do The Music Man