Saúde bucal dos pequenos

A cirurgiã-dentista Deborah Rivas, especialista em odontopediatria, tem o desafio de garantir que os dentes dos baixinhos sigam saudáveis.

 

“Eu não escolhi a Odontopediatria. Foi ela que me escolheu”. É assim que a cirurgiã-dentista Deborah Rivas, especialista em atendimento odontológico de bebês e crianças, define como surgiu o amor pela área, a qual se dedica exclusivamente há quatro anos. Com dedicação, afeto e empatia, ela busca destinar seu tempo a essa atividade tão delicada: cuidar da saúde bucal dos pequenos.

A Odontopediatra – que, em consultório próprio, atende crianças típicas e atípicas de todas as idades, incluindo recém-nascidos – detalha que nunca passou pela sua cabeça se especializar na área, até começar a atender de fato o público infantil.

“Foi algo que floresceu em mim de repente. Eu me vi fazendo aquilo de uma maneira tão leve, tão natural. Parecia que fazia há anos. Percebi definitivamente que era o que eu realmente amava fazer. A pureza, amor e alegria que uma criança traz pro meu dia a dia não tem preço. É o que cura toda tristeza e me salva nos dias ruins”, pontua.

De acordo com ela, para cuidar da saúde bucal infantil são necessárias técnicas de manejo comportamental, destinadas a garantir uma melhor aceitação da criança. “Uma das técnicas mais utilizadas é a apresentação de todos os materiais utilizados. Permito que eles conheçam a sensação, o sabor e o som que vai emitir. Após isso, eles se tornam mais permissivos para realizar o atendimento, diminuindo o medo e a ansiedade. O atendimento odontológico infantil tem como base principal a confiança entre o profissional e a criança”, assevera.

 

Dentes em formação

Os cuidados com os dentes de leite têm a mesma importância que os cuidados com os dentes permanentes, segundo Deborah. Isso porque os dentes de leite servem como um guia para os permanentes.

“A perda de um dente de leite de forma precoce pode resultar em diversas consequências, como perda de espaço na arcada dentária. No caso da cárie em dente de leite, quando não tratada a tempo, a infecção pode se difundir para o dente permanente, que está em desenvolvimento, acarretando problemas futuros e afetando a saúde geral da criança. Então, o ideal é que, assim que diagnosticada, seja realizado o tratamento”, especifica.

A cirurgiã-dentista explica que, a partir do primeiro dentinho, os bebês devem iniciar a escovação com creme dental com flúor e escovinha. Enquanto não tiverem dentes e mamarem exclusivamente leite materno, a limpeza da boquinha não é necessária, segundo ela, pois o leite materno possui imunoglobulinas que protegem o organismo do bebê.

Em seu consultório – que conta com um espaço lúdico e divertido –, Deborah compartilha todas essas dicas com os papais, as mamães e, é claro, os pequenos. “Meu objetivo é criar uma experiência positiva para eles, para que cresçam jovens sem trauma de dentista”.

 

Encontrar:

Instagram: @ DRADEBORAH.ODONTOPEDIATRA

Compartilhe

Artigos Relacionados