Todo cuidado é pouco quando é relacionado ao sexo feminino. Quando chega a menarca, a primeira relação sexual, a gravidez ou a menopausa, toda mulher precisa se cuidar a cada instante. A Dra. Ana Tavares especialista em ginecologia e obstetrícia explica um pouco sobre o papel do ginecologista na sociedade
Nos conte sobre sua profissão? Como é o desafio de seu ofício?
Minha profissão é muito gratificante, ser obstetra é um presente de Deus. Assistir a mulher nesse momento mágico que é o nascimento de uma criança, me emociona sempre.
O maior desafio de um obstetra é que você espera que dê tudo certo, tanto para a mãe e bebê, e às vezes existem as intercorrências inerentes ao parto. Mas usamos todo o nosso conhecimento e aplicamos o parto humanizado.
Como é sua rotina?
Minha rotina é tranquila. Geralmente faço academia, me exercito, busco ser uma mulher saudável, para ser um exemplo às demais. Após, vou ao serviço público pela parte da manhã, e atendo também pelo meu próprio consultório no período da tarde.
O ginecologista é um médico fundamental à vida de uma mulher?
O Ginecologista é o clínico que toda mulher faz prevenção do câncer ginecológico (câncer do colo de útero), aconselhamento e a maioria das vezes o próprio médico se torna o verdadeiro amigo do paciente. Pois, falar sobre órgãos genitais ainda é assunto tabu entre as mulheres, principalmente para as adolescentes que estão na fase da puberdade, pois este gera confusão de ideias não tão agradáveis.
Qual é o papel do ginecologista na adolescência?
O papel dele é fundamental na adolescência, afinal a paciente está saindo da infância. Sempre com a presença de um responsável na consulta, é um atendimento mais para esclarecer as dúvidas e angústias dessa fase, que mais apavoram as meninas.
Qual o papel do ginecologista na vida adulta – Mulher?
Relacionado à mulher, o ginecologista cuida da saúde do útero e dos ovários; Em caso de métodos contraceptivos; gravidez; menopausa e dentre outros.
Relacionado ao obstetrícia, como deve ser o acompanhamento durante a gravidez?
A paciente deve ser muito bem acompanhada durante a gravidez com o pré-natal, com consultas mensais, fazendo todos os exames necessários e principalmente ter acesso ao obstetra, aquele que trabalhará em seu trabalho de parto.
E o tratamento pós-parto (puerpério)?
O pós–parto é muito importante para a mulher, pois com a chegada do bebê, muda a rotina do casal que tem noites sem dormir. É muito importante o apoio do obstetra aos familiares.
Todo ginecologista é obstetra?
Nem todo o obstetra é ginecologista, são duas especialidades distintas.
A diferença entre ambas é que, o ginecologista cuida da saúde do órgão reprodutor feminino como um todo, a obstetrícia foca nos fatores relacionados à reprodução humana.
Quando a mulher deve ir ao ginecologista?
Deve ir ao ginecologista toda menina (entre 11 e 13 anos) que apresenta a chegada da puberdade, acompanhada de um responsável; em casos da menarca (primeira menstruação na vida de uma mulher); sexualidade; primeira relação. Enfim orientar sempre é bom.
Sua opinião sobre a gravidez na adolescência?
Envolve além dos problemas físicos, os emocionais, sociais entre outros. Uma adolescente não está preparada para cuidar de um bebê e muito menos de uma família. Por isso é sempre de suma importância o papel do ginecologista para a explicação sobre o conceito de Educação Sexual.
Onde encontrar:
Instagram: @dra.anatavares