Na era digital onde tudo se resolve com um touch screen, a tendência da sociedade tem sido apresentar as telas para as crianças em uma idade cada vez mais precoce.

Nesse contexto, a informação adequada e o bom senso são de fundamental importância para acharmos o equilíbrio entre benefícios e malefícios que as tecnologias podem trazer pra vida das crianças e adolescentes.

Então , quais seriam as orientações?

A SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP), RECOMENDA:

• O tempo de uso diário ou a duração total/dia do uso de tecnologia digital seja limitado e proporcional às idades e às etapas do desenvolvimento cerebral-mental-cognitivo-psicossocial das crianças e adolescentes.

• Desencorajar, evitar e até proibir a exposição passiva em frente às telas digitais, para crianças com menos de 2 anos, principalmente, durante as horas das refeições ou 1-2 horas antes de dormir.

• Limitar o tempo de exposição às mídias ao máximo de 1 hora por dia, para crianças entre 2 a 5 anos de idade. Crianças entre 0 a 10 anos, não devem fazer uso de televisão ou computador nos seus próprios quartos. Adolescentes não devem ficar isolados nos seus quartos ou ultrapassar suas horas saudáveis de sono às noites (8-9 horas/noite/fases de crescimento e desenvolvimento cerebral e mental).

• Estimular atividade física diária por uma hora.

Entre as consequências do uso excessivo de tecnologia, estão o aumento da ansiedade, a dificuldade de estabelecer relações em sociedade, o estímulo à sexualização precoce, a adesão ao cyberbullying, o comportamento violento ou agressivo, os transtornos de sono e de alimentação, o baixo rendimento escolar, as lesões por esforço repetitivo e a exposição precoce a drogas, entre outros. Todos com efeitos danosos à saúde individual e coletiva, com graves reflexos para o ambiente familiar e escolar.

Como solução a esse tempo excessivo de tela, fica aqui uma dica para os pais:

•Participe ativamente da vida de seus filhos : faça alguma atividade física com eles. Pode ser um simples passeio no parque, na praça, uma brincadeira com bola ou um passeio de bicicleta.

• Estimule seus filhos a brincarem ao ar livre sozinhos ou com seus amigos todos os dias da semana ou sempre que possível. Brincar faz parte da infância sendo fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável.

• Estimule e permita que seus filhos participem de jogos e esportes da escola, e da comunidade onde vivem. A prática de esportes é importante para o desenvolvimento físico e motor, além do desenvolvimento social das crianças.

E assim, pais e filhos passam mais tempo juntos , convivem mais , dialogam e aumentam cada vez mais o vínculo familiar .

É isso aí, mamães!

Dra. Elisandra Sales 

Pediatra CRM AM 4722 

Clínica Djalma Batista

Edifício Atlântic Tower 
Av. Djalma Batista, 1719 , térreo sala 2
(92)  99136-9030

     DRA_ELISANDRA_SALES