Tecido ideal e uso de produtos específicos e de qualidade garantem a manutenção eficaz e duradoura das lentes, evitando riscos e outros prejuízos.

 

Quem usa óculos adora a sensação de colocá-los no rosto depois de uma boa limpeza do acessório, desfrutando assim de uma visão novamente nítida e livre de manchas, listras e impressões digitais. O que muita gente não sabe é que os cuidados adequados com as lentes vão além de garantir uma boa visão; eles também prolongam a vida útil dos óculos. Ainda, a limpeza incorreta pode causar danos às lentes modernas, mesmo aquelas protegidas por tratamento contra riscos.

A alemã ZEISS, referência mundial em tecnologia voltada à saúde ocular, dá dicas para higienizar as lentes dos óculos de forma rápida, completa e com delicadeza, dentro e fora de casa:

Limpeza completa
Na ausência de agentes de limpeza de uso profissional, a utilização de água corrente pode ser uma boa alternativa para higienizar os óculos. Para isso, deve-se espalhar entre os dedos uma gota de detergente líquido com pH neutro, até formar espuma, e aplicá-la nas lentes. Então, enxaguar as lentes em água morna e secá-las completa e delicadamente com um tecido de microfibra.

Produtos especiais
O uso de agentes profissionais é a melhor garantia de uma higienização completa, prática e conveniente. Existem inúmeras alternativas no mercado como, por exemplo, os lenços de limpeza Lens Wipes da ZEISS, que removem manchas, sujeira, óleo e impressões digitais de lentes de cristal e de resina.

Movimentos corretos
Comece a higienização das lentes esfregando delicadamente, em sua superfície, um tecido de microfibra ou um lenço de limpeza para lentes, preferivelmente estando ele dobrado; assim, serão removidas partículas de poeira mais grossas. É melhor umedecer o tecido simples de microfibra, se optar por usá-lo, com um spray de limpeza profissional, como o ZEISS Lens Cleaning Spray, por exemplo, antes da manutenção dos óculos, principalmente para a remoção de substâncias gordurosas.

Roupa, não
Tecidos ou mangas de camisa certamente não são a melhor solução para recuperar a clareza das lentes, pois costumam deixar partículas de poeira ou sujeira, causando minúsculos riscos locais. Com o tempo, isso prejudica a qualidade das lentes, pois essas fissuras dispersam a luz, irritando os olhos.

Manutenção do tecido
Para os cuidados de rotina com os óculos, é importante usar somente flanelas de limpeza em microfibra, que também precisam de manutenção. O tecido de microfibra deve ser lavado regularmente, idealmente apenas com água e a uma temperatura não superior a 40º C, sem uso de amaciante de roupas. Assim, não deixará marcas nas lentes na próxima manutenção.

Fim do embaçamento
Para fugir de lentes embaçadas e manter a visão nítida, uma solução prática e duradoura é o uso de produto antiembaçante. O ZEISS AntiFOG, por exemplo, mantém as lentes sem embaçamento por até 72 horas a cada aplicação, proporcionando uma visão nítida mesmo com o uso de máscaras ou em ambientes com fumaça, como ao cozinhar, por exemplo.

Armazenamento adequado
Os óculos devem ser guardados sempre em estojo rígido. Quando não houver estojo adequado, o ideal é deixá-los em local seguro com as lentes voltadas para cima e preservados de calor extremo –grandes flutuações de temperatura podem rachar a superfície das lentes.