Apesar de parecer um nome estranho, essa patologia precisa de atenção especial por ser relativamente comum nas crianças. Então, pontuei algumas informações importantes para compartilhar com vocês.
Imagem: Divulgação
Mas o que é refluxo vesicoureteral?
A urina produzida no rim, passa para os ureteres e é armazenada na bexiga e saindo pela uretra durante a micção. Eventualmente pode ocorrer uma falha no mecanismo de válvula entre a bexiga e o ureter causando o que chamamos de refluxo vesicoureteral.
Qual o problema do refluxo?
O problema é que o retorno da urina e consequentemente a ascensão das bactérias para o trato urinário superior pode causar infecção urinária.
E quais os seus sintomas?
Infecção urinária que pode cursar com febre, náuseas, vômitos, dor abdominal e durante à micção ou pode ser assintomática.
E o tratamento pode ser cirúrgico?
Emprega-se o tratamento cirúrgico nos casos de infecções recorrentes apesar do uso de antibióticos. E é realizado pela correção do refluxo vesicoureteral, abordando-se a junção do ureter com a bexiga, para reconstituir o “mecanismo valvular”.
De qualquer forma em todos os casos de infecção urinária em qualquer faixa etária, a criança deve fazer a investigação da causa.