Quando é seguro voltar aos exercícios?

Recentemente, foi decretado a reabertura das academias e as pessoas estão cada vez mais voltando à rotina fitness. No entanto, quem contraiu a doença do novo coronavírus (COVID-19) e se recuperou pode ter dúvidas se realmente é seguro retomar a prática de exercícios físico – e com qual intensidade ou frequência.
Para quem se recuperou recentemente do coronavírus, voltar a treinar pode ser um grande desafio. Isso porque ainda há muitas incertezas sobre essa doença, o que gera angústia e medo na população. Praticar exercícios físicos após se recuperar totalmente é o recomendado. Contudo, os sintomas e o nível de impacto sobre o corpo variam, então, a maneira de voltar aos treinos também pode variar.
Segundo estudos, há indícios de que os infectados com o coronavírus podem ter uma incidência muito maior de problemas cardíacos. Entretanto, os riscos reais são difíceis de avaliar, uma vez que ainda há muitas dúvidas a respeito da doença. Por isso, é imprescindível buscar um médico antes de voltar a treinar. Assim, ele irá avaliar o seu quadro e decidir quanto tempo você deve se manter em repouso.

Exercícios permitidos:
Segundo o Personal Trainer Michel Bueno, é fundamental não voltar ao treino com o mesmo ritmo de antes. Além disso, pessoas que tiveram sintomas mais graves, como diminuição na potência respiratória, devem retomar com poucos estímulos de treinos aeróbicos.
“O que irá definir o método de treino é o quanto houve de debilidade no corpo, por conta do vírus. Assim, para as pessoas que tiveram um nível leve dos sintomas e já se sentem bem, não há problemas em voltar com alta intensidade” explica o especialista.
Além disso, existe a chance de se lesionar devido ao excesso de exercícios após um longo período de tempo. Por isso, é importante reduzir o tempo das sessões de treino e a intensidade dos treinamentos. Após duas semanas a um mês, o corpo começa a retornar ao seu rendimento físico anterior.
Dito isso, você pode começar com atividades leves e curtas com duração de 20 minutos. Observe o seu corpo e suas reações, caso se sinta mal ou sinta falta de ar, faça exercícios leves. Mas se você estiver se sentindo bem, vá aumentando a intensidade com o tempo.

Fique atento e continue cuidando dá sua saúde!

Michel Bueno
Personal Trainer
Profissional de Educação Física
Cref: 105588- G/SP

Compartilhe

Artigos Relacionados