PAPO DE CAFEZINHO E O DIREITO DO CONSUMIDOR
Dia das Crianças: 5 atividades para diverti-las
Pará – quatro roteiros para desbravar a terra do jambu e do carimbó
Brincadeiras e muita diversão agitam o parque Cidade da Criança
O que é a consciência fonológica e como estimular ?
Próximo de completar um ano de atividade, o Museu da Cidade registra mais de 70 mil visitantes
Conheça os 20 hotéis mais luxuosos do mundo
‘Saudades do Adolpho’ e ‘Chão de Pequenos’ abrem hoje a programação do 14º Festival de Teatro da Amazônia
Prefeitura resgata história com a regravação do hino de Manaus no Teatro Amazonas
Grupo amazonense apresenta “Sítio do Picapau Amarelo: O Musical”
‘Sua Quarta-Feira’ virou opção de after para Tacacá na Bossa
Ju Ferraz veio a Manaus no evento que teve apresentação da Vogue Brasil
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Qualidade de Vida

By  |  0 Comentários
Compartilhe nas Redes Sociais

A médica nutróloga Evelyn Santos de Paula( CRM-AM: 6602 e RR 2018) é conhecida quando o assunto é cuidar da saúde por meio de nutrição. Com uma gama de clientes satisfeitos, ela preza pelo cuidado com a saúde do ser humano de forma única. Atendendo em Manaus e Boa Vista, ela arrumou um espacinho na sua agenda apertada para falar com a Em Visão sobre os cuidados com a alimentação e muito mais.

Qual a diferença entre nutrólogo e nutricionista?

O Nutrólogo é um profissional formado em Medicina, curso com duração de 6 anos, que após a graduação faz uma formação com residência médica em Nutrologia ou uma pós-graduação na mesma área, com reconhecimento pelo MEC. O médico Nutrólogo, como profissional, tem habilidade para prescrever medicações e suplementos de acordo com a necessidade de cada paciente. Pode atuar no consultório ou nos hospitais, geralmente integrando a EMTN (Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional).

O nutricionista formou-se em Nutrição, um curso de graduação que dura em média 4 ou 5 anos. Ele verifica as deficiências e excessos nutricionais de cada indivíduo e promove a educação alimentar, indicando a ingestão de alimentos de forma saudável e equilibrada. Este profissional não receita medicamentos, mas tem a função de montar cardápios adequados e indicar os melhores hábitos alimentares para cada tipo de metabolismo.

Muito se fala sobre jejum intermitente. Como é esse jejum na prática?

Você concebe a possibilidade de fazer jejum? Imagine jantar às 20h, ir dormir às 23h e tomar café às 8h, assim você já fez um jejum de 12h. Se pular o café da manhã e só almoçar, você consegue um jejum de 16h. Pode ser muito simples, mas precisa de acompanhamento e orientação médica!

Vou exemplificar aqui os dois tipos mais simples, que usamos inicialmente no consultório: 

12 HORAS

Um jejum de 12 horas realizado todos os dias, mais uma dieta saudável composta por alimentos integrais e frescos poderia ser uma excelente técnica preventiva contra a obesidade e suas consequências, porém talvez não suficiente para a sua reversão.

16 HORAS

Conhecido também como “Leangains”, oferece mais benefícios que o jejum de 12 horas. No caso de o objetivo principal ser o ganho muscular, inclua uma dieta rica em proteínas, ciclagem de carboidratos (alternância de períodos de low-carb com períodos de ingestão moderada de carboidratos) e treinos em jejum (consumindo a maior quantidade de calorias no pós-treino).

O paciente que não consegue parar de comer por causa da ansiedade, o que ele pode fazer?

Geralmente, os pacientes que sofrem com ansiedade apresentam distúrbios relacionados com o mau funcionamento do trato gastro intestinal, além de, na maioria dos casos, não ter bons hábitos de vida (ser sedentário, comer carboidratos em excesso, não ter um sono de qualidade, não ter uma alimentação adequada, fazer uso de substâncias nocivas ao nosso organismo, como bebida alcoólica e cigarro). Portanto, estes pacientes devem ter um acompanhamento de perto pelo Nutrologo e pelo nutricionista, além do apoio psicológico e muitas vezes também psiquiátrico ser necessário, uma vez que tais pacientes devem ter uma assistência multidisciplinar.

O que é a nutrologia esportiva?

Na realidade a Nutrologia esportiva é uma área de atuação da nutrologia. Está mais relacionada ao equilíbrio de nutrientes voltado a uma melhor performance desportiva. Através de estratégias de suplementação e prescrição de medicamentos, conseguimos melhorar o desempenho físico de atletas do dia a dia e também de atletas de alta performance, levando em consideração que a demanda metabólica destes indivíduos é maior do de daqueles que não praticam atividades físicas. 

 Além de nutróloga, você também é clínica geral. Como você concilia as duas funções?

No consultório, atuo nas áreas de Clínica Médica e de Nutrologia. Fora dele, faço plantões de Clínica Médica num hospital particular de Manaus. Confesso que sinto o mesmo prazer ao atuar em situações tão distintas, mas que me permitem exercer o que há de melhor na medicina.

ENCONTRE: 

@DRAEVELYNDEPAULA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1
Olá!
Bem Vindo a Revista Digital mais querida da Amazônia!
Powered by