Projeto verão: tome cuidado com essas 9 coisas

By  |  0 Comentários

Na busca pela melhora da parte física é comum cometer alguns excessos e deslizes que fazem com que todo o seu trabalho vá por água abaixo. Pensando nisso, listamos nove pontos de atenção para que consiga alcançar seus objetivos do ”projeto verão” com saúde.

9 pontos para prestar atenção ao projeto verão

1. Ganhos rápidos

Se você nunca treinou, tem maior tendência a conseguir resultados mais rápidos, pois, geralmente, iniciantes têm alterações corporais mais rápidas. Isso porque a partir do momento que você começa a ter um gasto calórico maior, pode ter uma perda de peso significativa. Mas a sua dieta contribui bastante para isso, também. Mantendo a rotina regrada de treino, sono e dieta os ganhos aparecem.

2. Continue se exercitando no período das festas

Querendo ou não, nessa época você acaba comendo e bebendo um pouco mais. Assim, o acúmulo de substâncias tóxicas sobe e isso não é benéfico para o corpo.

Por isso, a importância de fazer alguma atividade física durante esse tempo para a manutenção dos sistemas cardiorrespiratório, o que ainda evita o acúmulo desproporcional de gordura saturada no corpo. Mas, obviamente, se você exagerar demais vai perder tudo que conquistou nos últimos meses.

3. Nada de malhar duas vezes ao dia

Achar que aumentar o número de treinos vai queimar muito mais caloria é um engano. Isso pode acabar gerando lesões musculares e até uma perigosa desidratação.

4. Cuidado com a alimentação

Saiba que 90% dos resultados que a maioria das pessoas busca na academia estão aliados à dieta, independente do seu objetivo. Não adianta nada você fazer um treino de altíssima intensidade se depois não estiver fazendo a reposição certa de nutrientes que o corpo precisa, do mesmo jeito que se você se alimentar mal, você não vai conseguir fazer o treino naquele volume que gostaria.

O ideal é sempre gastar mais do que se consome. Mas o acompanhamento de um nutricionista nesse processo também é muito importante, pois fazer a reposição calórica de maneira correta e na hora correta é o que vai resolver.

5. Foque nos exercícios aeróbicos e anaeróbicos

No geral, a perda de gordura está aliada com o sistema oxidativo, que é o aeróbico, como a corrida, pois é ele que trabalha o metabolismo de gordura. Isso exige tempo de treinamento, uma intensidade moderada e um volume um pouco maior de execução para que seja ativado.

Mas estudos científicos mostram que a melhor maneira de atingir a forma ideal é aliar os dois treinos: aeróbico e anaeróbico, como a musculação.

6. Cuidado com a temperatura

Com o aumento da temperatura, o corpo tenta eliminar calor e você acaba suando mais e tendo um desperdício maior de líquido. Isso pode gerar uma desidratação, o que acarreta em desequilíbrio cardíaco. Para evitar o problema basta ingerir bastante água ou evitar fazer atividade física entre 10h e 16h.

7. E as atividades complementares?

Elas são importantes na perda de peso, mas quando feitas com cuidado. Fazer um esporte aliado à academia é sempre bom, mas você precisa saber equilibrar a rotina de exercícios com uma dieta específica.

8. Hidratação

Sempre esteja atento ao seu corpo. A recomendação do Colégio Americano de Medicina do Esporte diz que você deve ingerir de 200 a 250 ml de água a cada 15 minutos de atividade física. Para quem treina nessa época do ano, no entanto, o recomendado é tomar de 3 a 5 litros de água por dia, até pela quantidade de líquido que você perde se exercitando.

9. Importância do descanso

O músculo precisa de um descanso para ter bons resultados. Forçá-lo constantemente pode gerar um princípio de lesão, o que pode levar todo seu trabalho e sua dedicação por água abaixo.

Você também tem alguma estratégia eficaz para os treinos surtirem efeito? Compartilhe com a gente.

(Fonte: Arthur Plácido, professor da Fórmula Academia São Caetano – SP)

Fonte: Ativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.